Análise e interpretação de ideias: proposta de um modelo

Autores/as

  • Marina Carradore Sérgio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Leopoldo Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Gestão de ideias, Mineração de ideias, Inovação, Modelo de mineração de ideias

Resumen

As ideias são consideradas a matéria-prima do processo de inovação. Boas ideias podem impactar no planejamento de ações de melhoria contínua e na promoção de produtos diferenciados. O conhecimento envolvido no domínio de gestão de ideias é geralmente latente e deve ser descoberto de forma adequada usando métodos quantitativos, como a mineração de dados ou abordagens baseadas em dados. O grande desafio está em gerar ideias pragmáticas e úteis para o desenvolvimento de novos produtos, faltando pesquisas para desenvolver completamente novos serviços ou ideias de produtos usando abordagens quantificadas ou orientadas a dados. Com o intuito de conceber um sistema para sustentação e facilitação deste processo é necessário formalizar os principais conhecimentos envolvidos no domínio. A representação e a formalização do conhecimento podem ocorrer semanticamente. O objetivo deste estudo é propor um modelo de mineração de ideias, capaz de contribuir na análise e interpretação dos dados coletados em plataformas de gestão de ideias, com o intuito de auxiliar no processo de tomada de decisão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marina Carradore Sérgio, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é aluna de doutorado no curso de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC), na área de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Suas principais áreas de pesquisas são: Ontologia, Análise de Agrupamentos, Engenharia de Ontologia, Descoberta de Conhecimento em Bases Textuais, Inovação e Gestão de Ideias.

Alexandre Leopoldo Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciência da Computação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1997), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2000 e 2006. Atualmente é Professor Adjunto lotado no Campus Araranguá/UFSC, e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação/UFSC. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Engenharia do Conhecimento atuando principalmente nos seguintes temas: Extração e Recuperação de Informação, Descoberta de Conhecimento, Engenharia de Ontologia, Sistemas de Recomendação e Internet das Coisas.

Publicado

2019-06-28

Cómo citar

Sérgio, M. C., & Gonçalves, A. L. (2019). Análise e interpretação de ideias: proposta de um modelo. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 24(2), 54–71. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22617

Número

Sección

Artículos