Análise da produtividade científica dos docentes da Universidade Estadual Paulista, câmpus de Marília

Autores/as

  • Rondinelli Donizetti Herculano

Palabras clave:

Cienciometria, Indicadores de produção científica, Bibliometria

Resumen

Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi analisar/quantificar a produtividade científica dos docentes pertencentes a Universidade de Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília/SP. Métodos: Para cada professor, analisamos o número total de artigos (na plataforma Lattes), no ISI Web of Science, SCOPUS, livros publicados, capítulos de livros publicados e orientações em Programas de Pós-Graduação (PPG). Resultados: As análises dos nove departamentos da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) mostrou que o Departamento de Ciências Políticas e Econômicas possui uma média elevada (21,42) de artigos na Plataforma Lattes comparado aos outros departamentos. Entretanto, o Departamento de Fonoaudiologia apresentaram médias mais altas em artigos indexados pelo ISI (2,61) e SCOPUS (4,39), bem como o índice-h nessas plataformas. Em relação aos programas de pós-graduação, o Departamento de Administração e Supervisão Escolar foi o que apresentou a maior média de orientações em andamento e/ou concluídas. Conclusão: os desempenhos ruins em relação a artigos publicados pelo ISI e SCOPUS pelos departamentos na área de Humanas/Humanidades é associado às características do campo da concentração e da cobertura limitada do banco de dados ISI e SCOPUS indicando que o índice-h é muito sensível ao campo de concentração.

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Publicado

2012-04-18

Cómo citar

Herculano, R. D. (2012). Análise da produtividade científica dos docentes da Universidade Estadual Paulista, câmpus de Marília. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 17(2), 57–70. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22785

Número

Sección

Artículos