Etiquetagem e folksonomia: o usuário e sua motivação para organizar e compartilhar informação na Web 2.0

Autores/as

  • Hercules Pimenta Santos Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Organização da informação - Web 2.0 - Usuários – Folksonomias.

Resumen

Por meio do presente artigo propomos conhecer e refletir sobre as recentes possibilidades de organização, representação e recuperação da informação proporcionada pelo advento da Web 2.0, tratando aqui, especificamente, do uso da etiquetagem e da folksonomia. Buscou-se explorar representações conceituais, pretendeu-se compreender as potencialidades destes conceitos baseados em sistemas virtuais de organização e representação informacional. Assim, buscamos refletir sobre o que leva os usuários a executar a etiquetagem dos recursos da Web e analisar como essa motivação se relaciona com o objetivo de recuperação da informação. A pesquisa apoiou-se em uma investigação teórica com revisão de literatura sobre indexação, usuários e esquemas de representação do conhecimento na Internet. Geralmente, o que determina a utilização da etiquetagem varia entre as pessoas e os sistemas utilizados. Não é sempre que as etiquetas são atribuídas com o intuito de terem audiência, por vezes, o que se quer é organizar os próprios dados. Entende-se, por meio deste estudo, que cada indivíduo representa um caso que requer atenção específica. Não é possível estudar, um a um, todos os grupos e perfis de usuários da informação. Faz-se necessário reunir grupos com características similares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hercules Pimenta Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG); especializando em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF); professor da pós-graduação e cursos de extensão na Faculdade Milton Campos (FMC-MG).

Publicado

2013-06-04

Cómo citar

Santos, H. P. (2013). Etiquetagem e folksonomia: o usuário e sua motivação para organizar e compartilhar informação na Web 2.0. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(2), 91–104. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22861

Número

Sección

Artículos