Ontologias como suporte à avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento: uma revisão bibliométrica

Autores/as

  • Vanderlei Freitas Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Alexandre Leopoldo Gonçalves

Palabras clave:

Ontologia, Avaliação, Tarefa intensiva em conhecimento.

Resumen

O presente trabalho objetiva analisar as publicações internacionais acerca do emprego das ontologias como suporte à tarefa avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliométrica em três bases de dados internacionais. Essa pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: (i) busca sistemática da literatura, e (ii) análise e síntese das informações bibliométricas. Foram localizados 38 trabalhos, escritos por 106 autores, oriundos de 44 instituições, de 18 países diferentes. A partir da identificação destes estudos o presente trabalho contribui para a compreensão das possibilidades de aplicação das ontologias para o suporte à tarefa de avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento, realizando o mapeamento das pu-blicações internacionais desta temática e evidenciando a pequena quantidade de estudos que as relacionam.

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Publicado

2014-09-23

Cómo citar

Junior, V. F., & Gonçalves, A. L. (2014). Ontologias como suporte à avaliação enquanto tarefa intensiva em conhecimento: uma revisão bibliométrica. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 19(3), 223–241. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22952

Número

Sección

Artículos