O novo Museu e a Sociedade da Informação

Autores/as

  • Mário Gouveia Junior Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

Crise. Mesa Redonda de Santiago. Novo Museu. Sociedade da Informacao

Resumen

Discutimos a emergência do museu moderno e sua função enquanto abrigo do patrimônio e da memória nacional. Veremos em que medida tais noções de preservação, celebração e ostentação do fantástico contribuíram no sentido de afastar o público dessas instituições. Tal forma de alienação acabaria por contribuir para a crise de valor e significados sociais do museu em relação à sociedade. O delineamento de uma transformação paradigmática começou a se apresentar a partir das discussões ocorridas na Mesa Redonda de Santiago, de 1972, quando se ensaiaram e deliberaram práticas e concepções para um Novo Museu, apresentado como espaço de convívio, de ludicidade e campo de possibilidades de transformação social através da educação.

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Biografía del autor/a

Mário Gouveia Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em História (UFPE) Especialista em Cultura Pernambucana (FAFIRE) Mestrando em Ciência da Informção (UFPE)

Publicado

2014-12-10

Cómo citar

Gouveia Junior, M. (2014). O novo Museu e a Sociedade da Informação. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 19(4), 81–93. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22959

Número

Sección

Artículos