Influências na estruturação de currículos de Arquivologia: as configurações acadêmico-institucionais, o contexto regional, o mercado laboral e o perfil docente
Palabras clave:
Reestruturação curricular, Arquivologia, Metodologia, Perfil docente, Mercado laboral, Configurações acadêmico-institucionais.Resumen
Discute a influência das configurações acadêmico-institucionais, do mercado laboral, do contexto regional e do perfil docente das instituições de ensino na estruturação ou reestruturação curricular de cursos de graduação em Arquivologia. Apresenta questionário a ser utilizado para análise desses fatores como mais um instrumento para compor a metodologia de análise, avaliação e reestruturação curricular de cursos de Arquivologia, já trabalhada em Negreiros, Silva e Arreguy (2012; 2013). O questionário piloto foi testado com os dados do curso de graduação em Arquivologia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais e os resultados constatam a importância dos dados analisados para um entendimento mais amplo da formação arquivística, principalmente no que se refere ao perfil do docente da área. A análise relativa ao contexto regional mostrou-se complexa, tendo em vista a dificuldade na obtenção dos dados, a capilaridade das fontes de informação oficiais e, principalmente, o desafio que é relacionar os dados obtidos com a realidade da formação curricular instalada.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-06-30
Cómo citar
Arreguy, C. A. C., Negreiros, L. R., & Silva, W. A. (2015). Influências na estruturação de currículos de Arquivologia: as configurações acadêmico-institucionais, o contexto regional, o mercado laboral e o perfil docente. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(2), 172–197. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23000
Número
Sección
Artículos