O documento arquivístico digital enquanto fonte de pesquisa

Autores/as

  • Henrique Machado dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniel Flores Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Documento arquivístico digital, Preservação digital, Confiabilidade, Fontes de pesquisa, Acesso

Resumen

Este estudo realiza uma reflexão sobre as transformações do documento arquivístico, contextualizando-o como fonte de pesquisa. Discorre-se sobre questões como a evolução das tecnologias da informação, suas consequentes vulnerabilidades e a perspectiva de acessar registros fidedignos. A metodologia consiste no levantamento bibliográfico de materiais previamente publicados, contando com livros, teses, dissertações e artigos científicos. Os dados coletados são analisados de forma qualitativa, e apresentados na forma descritiva. Tais aspectos configuram este estudo como um artigo revisão com caráter assistemático. A discussão está centrada em três pontos: confiabilidade, preservação e acesso. Estes pontos são debatidos com a finalidade de preservar documentos digitais fidedignos no longo prazo garantindo o acesso e a sua correta interpretação por parte dos usuários potenciais. Por fim, este estudo contribui para a sedimentação do documento arquivístico digital como uma fonte de pesquisa, e salienta a importância de uma revisão constante das práticas de preservação digital até que ela atinja a mesma expertise que a preservação tradicional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Henrique Machado dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente é arquivista do escritório de advocacia Martini, Medeiros & Tonetto: advogados associados e integrante dos grupos de pesquisa CNPq-UFSM: Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos (GED/A) e Patrimônio Documental Arquivístico (PDA). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: preservação digital, gestão eletrônica de documentos e software livre. Vem abordando questões como: definição de políticas, implementação de estratégias e repositórios confiáveis para a preservação de documentos arquivísticos em longo prazo.

Daniel Flores, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Metodologías y Líneas de Investigación en Biblioteconomía y Documentación pela Universidad de Salamanca (USal). Professor Adjunto do Departamento de Documentação e do Mestrado em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder dos grupos de pesquisa CNPq-UFSM: Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos (GED/A) e Patrimônio Documental Arquivístico (PDA).

Publicado

2016-12-12

Cómo citar

Santos, H. M. dos, & Flores, D. (2016). O documento arquivístico digital enquanto fonte de pesquisa. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 21(4), 121–137. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23084

Número

Sección

Artículos