Cooperação universidade/empresa na pósgraduação: contribuição para a aprendizagem, a gestão do conhecimento e a inovação na indústria mineira
Resumen
VASCONCELOS, Maria Celeste Reis Lobo de. Cooperação universidade/empresa na pósgraduação: contribuição para a aprendizagem, a gestão do conhecimento e a inovação na indústria mineira. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2000. 250p. (Tese, Doutorado em Ciência da Informação). Orientadora: Profa. Dra. Marta Araújo Tavares Ferreira. A inovação tecnológica tem sido um dos principais agentes de mudanças econômicas e sociais nos países desenvolvidos. A experiência tem mostrado que as empresas mais inovadoras são aquelas que demonstram maior competência para administrar novos conhecimentos incorporando-os aos seus produtos e serviços. Os potenciais parceiros das empresas no desenvolvimento de tecnologia são os institutos de pesquisa, as universidades, os fornecedores e clientes e as outras empresas. Esta pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de avaliar a cooperação entre universidades e empresas para capacitar recursos humanos na pósgraduação. A avaliação focalizou a cooperação como instrumento de fortalecimento da capacidade de aprendizagem e de inovação das empresas, considerando as contribuições mais recentes sobre a natureza do conhecimento, da inovação, da gestão do conhecimento e da aprendizagem organizacional. Foi analisado o comportamento das empresas participantes do Programa Mineiro de Cooperação Universidade/Empresa para verificar como as elas estão investindo na inovação e na aprendizagem, que são fatores essenciais ao desenvolvimento e à competitividade. Para efeito de análise alguns dos resultados foram agrupados nas três etapas características do processo de gestão do conhecimento, que são: a criação, o compartilhamento e o registro do conhecimento. Alguns indicadores foram comparados aos do Programa CIFRE francês, que tem os mesmos objetivos do Programa Mineiro. Pôde-se concluir que o Programa tem contribuído para a superação da fragilidade tecnológica e da ausência de cooperação no sistema de inovação brasileiro pois aumenta a conectividade entre os diversos agentes do sistema de C&T, induz a cooperação como forma de expandir e acelerar o processo de aprendizado conjunto, estimula o setor privado a reforçar as atividades nas áreas de educação, ciência e tecnologia e amplia a participação do estado de Minas Gerais nesses processos. O aumento do investimento na formação de recursos humanos está de acordo com a dinâmica da Sociedade do Conhecimento que requer uma educação continuada ao longo da vida, que permita ao indivíduo acompanhar as mudanças tecnológicas e, sobretudo, inovar.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2007-11-20
Cómo citar
Vasconcelos, M. C. R. L. de. (2007). Cooperação universidade/empresa na pósgraduação: contribuição para a aprendizagem, a gestão do conhecimento e a inovação na indústria mineira. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 6(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23360
Número
Sección
Teses e Dissertações