Liderança feminina na gestão de bibliotecas universitárias de Santa Catarina

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Palavras-chave:

Liderança. Gestão feminina. Bibliotecas Universitárias.

Resumo

A liderança é uma das competências essenciais para a gestão no mundo corporativo atual. Para compreender o que as mulheres pensam sobre liderança no processo de gestão de uma biblioteca universitária foi realizada pesquisa sobre as características imprescindíveis para liderar e descritos os desafios e aprendizagens de liderança na visão das pesquisadas. Metodologicamente, a pesquisa foi exploratória, com abordagem qualitativa, efetivada por levantamento bibliográfico em bases de dados; a coleta de dados ocorreu a partir de entrevistas com nove profissionais que ocuparam/ocupam cargo de direção geral das bibliotecas universitárias da administração pública, entre 2008 e 2018. No tratamento de dados utilizou-se a análise temática de Braun e Clarke (2006). Conclui-se que ser líder é inspirar pessoas, promover um engajamento, ambiente harmonioso e colaborativo para que a equipe trabalhe de forma integrada, em que é preciso desenvolver competências como comunicação, relacionamento interpessoal, otimismo, flexibilidade, empatia, inteligência emocional e mediação de conflitos. Na visão das entrevistadas alguns desafios são: ter conhecimento sobre processos, pessoas e o funcionamento da universidade; ter habilidade em lidar com egos, bem como com comportamentos de resistência e desmotivação na equipe; e, ainda, perceber as potencialidades e fragilidades de cada profissional.

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Biografia do Autor

Marli Dias de Souza Pinto, UFSC

Professora Adjunto IV, do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação e, dos Cursos de graduação do DPTCIn/UFSC. Doutora em Engenharia de Produção (2003); Mestre em Administração (1999) e graduada em Biblioteconomia (1997) toda titulação obtida na Universidade Federal de Santa Catarina. 

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Publicado

2022-10-06

Como Citar

Spudeit, D., & Dias de Souza Pinto, M. . (2022). Liderança feminina na gestão de bibliotecas universitárias de Santa Catarina. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 27(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/26170

Edição

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Artigos