O que os estudos sobre desinformação na Ciência da Informação brasileira têm a nos dizer?

Autores/as

Palabras clave:

Desinformação, Bibliometria, Infodemia, Ciência da Informação

Resumen

Considerando os efeitos danosos da desinformação no contexto geral da vida humana, que se desdobram nas dinâmicas sociais, econômicas, ambientais e culturais, esta investigação apresenta uma visão geral dos estudos sobre "desinformação" no campo da Ciência da Informação. A análise baseou-se no conjunto de documentos indexados na base Brapci desde a primeira ocorrência, até final de 2023. Identificou-se que a configuração dos estudos sobre o tema é caracterizada por três cenários: o primeiro, abrange um período de cinco anos e é marcado por um interesse limitado no tópico, com apenas 15 publicações durante esse período; o segundo cenário se destaca pelo aumento significativo do interesse no tema, com aumento percentual de 453% de publicações em relação ao primeiro cenário. Quanto ao terceiro cenário, é marcado pela incerteza. Uma análise contextual em comparação com o contexto social mostra que os impactos práticos do tema estimularam um maior interesse acadêmico. Identificou-se que ao longo de nove anos a maior parte das pesquisas é de cunho bibliográfico, das quais nota-se a ausência de colaborações interdisciplinares com outras áreas. A ênfase excessiva na teoria em detrimento da aplicabilidade pode potencialmente limitar e subestimar a capacidade do campo de abordar questões práticas relacionadas à mitigação dos impactos das desordens informacionais, e que têm um impacto direto na vida cotidiana.

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Biografía del autor/a

Karen Santos-d'Amorim, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre (2020) e Doutoranda (Doutorado Direto, mudança de nível com defesa) em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (DCI/UFPE), com período sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid (Laboratorio de Estudios Métricos de Información - LEMI). Tem Especialização em Gestão de Projetos, tendo atuado na Gestão de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT-INAMI) e Capes (Capes Nanobiotec Brasil - Rede 36). É membro dos grupos de Pesquisa SCIENTIA (CNPq/DCI/UFPE), GrandFoton (CNPq/dQF/UFPE), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e do Comitê de Ética em Pesquisa (Sistema CEP/CONEP/Ministério da Saúde) da Fundação Altino Ventura (FAV), além de parecerista ad-hoc de periódicos da Ciência da Informação e interdisciplinares. Seus interesses de pesquisa versam sobre Estudos Métricos da Informação (bibliometria, cientometria, altmetria e cibermetria), Integridade em pesquisa (estudos sobre retratação, artigos retratados, indicadores), Análise de citação, Análise de Redes Sociais (com foco no comportamento da informação em ambientes on-line), Comunicação científica e Estudos sobre desinformação.

http://lattes.cnpq.br/4093716426920140

 

Dayo de Araújo Silva Côrbo, Arquivo Nacional

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui especialização em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva pela Universidade Estácio de Sá (2008) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é bibliotecário no Arquivo Nacional e professor no Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Tem experiência na área de Ciência da Informação com ênfase em Biblioteconomia. Tem interesse nos seguintes temas: Informação, Documento, Memória,Verdade; Pós-verdade e Fake News; Atuação profissional do Bibliotecário em bibliotecas públicas, comunitárias e prisionais; Ética Profissional; Competência Informacional. Foi Vice-Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, 7ª região, na 19ª gestão (2021-2023).

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Publicado

2024-10-15

Cómo citar

Santos-d’Amorim, K., & de Araújo Silva Côrbo, D. (2024). O que os estudos sobre desinformação na Ciência da Informação brasileira têm a nos dizer?. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 29, e51376. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/51376