O LAZER DOS PRIVADOS DE LIBERDADE EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA.

Resumo

RESUMO: Este artigo visa apresentar contribuições e reflexões sobre o lazer dos adolescentes privados de liberdade que estão em cumprimento de medida socioeducativa. O acesso ao lazer e à educação é assegurado a todo cidadão brasileiro com a finalidade de garantir aos indivíduos condições materiais entendidas como imprescindíveis para o pleno gozo de seus direitos, os chamados direitos sociais. O objetivo desse artigo é demonstrar uma melhor compreensão sobre o lazer para os privados de liberdade e acima de tudo assegurar mediante legislação esse direito para os adolescentes em conflito com a lei. Essa pesquisa se caracteriza como método científico exploratória, sendo adotado a revisão bibliográfica, focado em autores que abordam a referida temática, fornecendo maior embasamento teórico. Em suma, deve-se compreender que o adolescente vem da sociedade “livre”, com suas regras de convivência incorporadas e o lazer faz parte do seu cotidiano. 

Palavras-chave: lazer; adolescentes; privados de liberdade; medida socioeducativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FERNANDO MIRANDA ARRAZ
Sou natural da cidade de Conceição do Araguaia no estado do Pará e minha trajetória de escolarização foi toda em escolas públicas, não tendo nenhum caso de reprovação ou recuperação em meu currículo escolar, desde o ensino Fundamental até o ensino Médio e Universidades.  Sendo assim entrei na Universidade do Estado do Pará (UEPA) através do vestibular em 2002  aos 16 anos e me formei como Pedagogo aos meus 19 anos.

Sou Especialista em Gestão Escolar Integradora: administração, orientação,  supervisão e inspeção) e Psicopedagogia Institucional pela FACEL- Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Especialista em Tutoria em Educação à distância pela FETREMIS – Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira . Também sou Especialista em Educação Especial e Neuropsicopedagogia. Em 2016 me formei em História através de complementação pedagógica pelo ISEIB- Instituto Superior de Educação Ibituruna.  E recentemente terminei Letras com habilitação em Espanhol pela UNIJALES – Centro Universitário de Jales. 

Atualmente sou Analista Executivo de Defesa Social (Pedagogo) na Secretaria Estadual de Segurança Pública, antiga SEDS, no qual fui aprovado através de concurso público. Também sou funcionário público municipal da prefeitura de Lagoa Santa cargo de PEB – Professor Educação Básica, atualmente exercendo a função de vice-diretor.

Publicado
2020-02-10