ANÁLISE DAS PRODUÇÕES SOBRE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS AGENTES PÚBLICOS QUE COMPÕEM O SISTEMA NACIONAL DE ESPORTE E LAZER (2009-2018)

  • Wendell Luiz Linhares Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Paulo Sergio Ribeiro Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Bruno Pedroso Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Gonçalo Cassins Moreira do Carmo Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Miguel Archanjo Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O presente estudo parte da seguinte questão norteadora “como ocorre a política de formação continuada para os agentes públicos que trabalham com o esporte e o lazer?”. Objetiva-se identificar nos estudos realizados no Brasil, como tem se configurado o processo de formação continuada dos agentes que compõem o Sistema Nacional de Esporte e Lazer (SNEL) que atuam nas políticas públicas. Desta forma, optou-se pela utilização do Estado do Conhecimento (EC), a partir das seguintes bases de dados, Scielo, Scopus e Portal de Periódicos Capes, dentro de um recorte temporal de 2009 a 2018, partindo das seguintes palavras-chave nos idiomas inglês e português: 1) capacitação and esporte and lazer; 2) formação and agentes públicos and esporte and lazer. Ao realizar a busca, encontrou-se 159 produções, porém, apenas uma coadunou com o objetivo proposto. Por conseguinte, a análise da fonte coletada, deu-se de modo qualitativo, por meio da Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (2016). Assim identificou-se que no que se trata da formação e capacitação dos agentes públicos que trabalham com esporte e lazer não existe uma agenda pública consolidada. Ainda, verificou-se pouca produção sobre a temática e a possibilidade da construção de estudos, visando sua reprodutibilidade em outros locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sergio Ribeiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Ponta Grossa, PR, Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG, Mestre em Educação pela UEPG e Docente do Departamento de Educação Física da UEPG. E-mail: psribeiro@uepg.br.

 

Bruno Pedroso, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Ponta Grossa, PR, Brasil

Doutor em Educação Física pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), Docente do Departamento de Educação Física da UEPG, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UEPG, e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional – PROFEI.

Gonçalo Cassins Moreira do Carmo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Ponta Grossa, PR, Brasil

Doutor em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG, Mestre em Educação Física pela UNICAMP, Docente do Departamento de Educação Física da UEPG e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG.

Miguel Archanjo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Ponta Grossa, PR, Brasil

Doutor em História pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Docente do Departamento de Educação Física da UEPG e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG

Publicado
2020-06-03