DESVENDANDO A FESTA DO ROSÁRIO DA APAE-OP COMO ESPAÇO VIVIDO E EXPERIÊNCIA DE LAZER

Autores

  • Sidney Daniel Batista Universidade Federal de Minas Gerais
  • Isabela Melo De Souza UFOP

Resumo

O presente estudo tem como objetivo estudar a cultura do Congado que revela a religiosidade e a transmissão de saberes não só sobre os conhecimentos simbólicos e históricos, mas a construção do sentimento de pertencimento da cultura local. Para a pesquisa, foi escolhida a guarda da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE-OP), com o objetivo de desvendar o espaço vivido dos membros da guarda com a festa sob uma perspectiva cultural, com os aportes teóricos da geografia cultural e dos estudos do lazer. Para alcançar os resultados almejados, utilizou-se os seguintes procedimentos metodológicos como formas de operacionalização da pesquisa: pesquisa bibliográfica e documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Portanto, viver a festa é viver o lugar a partir da experiência e das emoções, é encontrar-se no outro e reconhecer a si próprio. É marcar, modelar, transformar o lugar ao atribuir valor, sentido e significado. Esperamos que cada vez mais pesquisas procurem trilhar caminhos interdisciplinares, seja entre Lazer e Geografia. Esta pesquisa contou com apoio da CAPES.

Biografia do Autor

  • Sidney Daniel Batista, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorando em Estudos do Lazer, Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Isabela Melo De Souza, UFOP

    Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

DESVENDANDO A FESTA DO ROSÁRIO DA APAE-OP COMO ESPAÇO VIVIDO E EXPERIÊNCIA DE LAZER . (2020). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 7(1), p. 69-90. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/19708