TURISMO E LAZER NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO, RJ:

uma análise de ofertas turísticas

Autores

  • Rodrigo Amado Santos UFRRJ/Docente
  • Rita Menezes dos Santos Carlos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

Após a Revolução Industrial, gradativamente as máquinas foram substituindo o trabalho do ser humano, ocasionando uma redução das horas de trabalho, permitindo-lhe usufruir de um tempo livre que lhe propiciasse bem-estar e qualidade de vida. Neste contexto, surgem os estudos de lazer ratificando sua importância, uma vez que suas práticas são capazes de garantir descanso, divertimento e desenvolvimento social, intelectual e cultural. Dito isso, esta pesquisa se debruçou sobre São Gonçalo – RJ, objetivando diagnosticar as ofertas de lazer deste município, estabelecendo um prognóstico em prol do seu desenvolvimento turístico. Para a realização deste trabalho, utilizou-se uma pesquisa descritiva cujo principal método analítico foi o estudo de caso. Desse modo, por meio de uma abordagem qualitativa desenvolveu-se uma investigação para compreender as principais características dos atrativos naturais e culturais. A partir das informações coletadas, um prognóstico em prol do crescimento turístico local foi estabelecido, destacando as possibilidades para o desenvolvimento turístico rural, cultural e ecológico. Para que isso se consolide, torna-se necessário promover ações públicas e/ou privadas que incentivem a melhoria dos serviços, equipamentos e ofertas vinculados a esses segmentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Amado Santos, UFRRJ/Docente

Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia e do Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense.

Rita Menezes dos Santos Carlos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciatura em Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Santos, R. A., & Carlos, R. M. dos S. (2020). TURISMO E LAZER NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO, RJ:: uma análise de ofertas turísticas. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 7(1), p. 42–68. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/19821