JOGOS DE TABULEIRO AFRICANOS

tradição e diversão no ensino médio

Autores

  • Denise Aparecida Corrêa Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru) https://orcid.org/0000-0001-9890-7476
  • Marcela Gomez Alves da Silva Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Fernando Barbosa Carvalho Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru)

Resumo

A presente pesquisa é fruto de uma experiência com jogos de tabuleiro de africanos na educação física escolar no Ensino Médio e buscou identificar e compreender os significados atribuídos pelos/as estudantes diante dessa experiência. O estudo envolveu pesquisa de campo a partir de intervenção pedagógica desenvolvida em quatro turmas do primeiro ano. Ao término da intervenção os/as estudantes produziram registros escritos os quais foram submetidos à análise de conteúdo, emergindo duas categorias: “Conhecimento e diversão na educação física escolar” e “Interculturalidade em jogo”. Os resultados sinalizam para a potência lúdica e a consistência dos jogos de tabuleiro africanos como conteúdo também no ensino médio, de modo a favorecer o respeito à diversidade e a valorização da tradição e da cultura de povos historicamente marginalizados contribuindo para a construção de uma educação equânime, justa e solidária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Aparecida Corrêa, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru)

Pós-doutorado pelo Centro de Estudos Sociais (CES/Universidade de Coimbra – Portugal). Mestre e Doutora em História (PUC/SP). É Sócia-fundadora e atual Diretora Científica da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH). Atualmente é docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista (DEF/UNESP-Bauru).

Marcela Gomez Alves da Silva, Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru) e Bacharel em Educação Física pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB). Mestre em Ciências da Motricidade pelo Instituto de Biociências (UNESP/Rio Claro). Atualmente é coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO).

Fernando Barbosa Carvalho, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru)

Graduando em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru).

Downloads

Publicado

2020-12-03