ESTUDO DE CASO:

OS SERVIDORES DO IFSP E O LAZER NA CIDADE DE SALTO - SP

Autores

  • Aldrey Iala Ávila
  • Cathia Alves IFSP

Resumo

O presente estudo é um recorte de uma investigação ampla sobre as políticas públicas de lazer e a cidade de Salto- SP. Essa pesquisa é fruto de uma Iniciação Científica que ocorreu no ano de 2019. O objetivo do estudo foi identificar como os servidores do Instituto Federal vivenciam o lazer na cidade de Salto- SP. Como estratégia metodológica realizamos uma revisão bibliográfica sobre lazer e políticas públicas e para pesquisa de campo aplicamos um questionário on-line sobre as relações que os servidores do IFSP Salto estabelecem com o lazer na cidade. Como resultado diagnosticamos que a maioria dos respondentes foram os docentes efetivos que moram na cidade de Salto, atuam no câmpus há mais de cinco anos, indicam acima de 40 horas semanais de dedicação ao labor e apontam o tempo como elemento dificultador para experiências de lazer. A grande maioria deles conhecem os espaços e equipamentos de lazer da cidade de Salto, mas frequentam somente as vezes. Identificamos a dificuldade da vivência do lazer associado a falta de tempo e opções, pois grande parte dos servidores apontaram ter pouco tempo para o lazer. Além disso, a maioria dos respondentes indicou que a estância turística de Salto tem espaços e equipamentos de lazer, mas não costumam frequentá-los, e ainda, indicaram que a política de eventos e atividades de lazer organizada na cidade é pouco difundida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldrey Iala Ávila

Estudante do primeiro ano de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos- Campus Sorocaba-SP.

Cathia Alves, IFSP

Docente IFSP – campus Salto. Integrante dos grupos de pesquisa: ORICOLE-UFMG / LIMC-IFSP / NECO –UA. Investigadora associada da Rede Otium.

Downloads

Publicado

2021-02-16

Como Citar

Iala Ávila, A., & Alves, C. (2021). ESTUDO DE CASO:: OS SERVIDORES DO IFSP E O LAZER NA CIDADE DE SALTO - SP. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 7(3), 63–85. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/20867