BARREIRAS DE ACESSO AO LAZER DAS MULHERES SEGUNDO RAÇA/COR E CLASSE SOCIAL NAS REGIÕES SUDESTE E NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Sarah Teixeira Soutto Mayor Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Campus Governador Valadares
  • Marília Martins Bandeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Igor Maciel da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Campus Governador Valadares/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Edmur Antônio Stoppa Universidade de São Paulo (USP)
  • Hélder Ferreira Isayama Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Esse trabalho é um recorte de uma pesquisa mais ampla que objetivou investigar o lazer da população brasileira a partir de três questões principais: o que o brasileiro faz em seus momentos de lazer? O que gostaria de fazer? E por que não faz? Foram entrevistadas 2.400 pessoas que residem no território brasileiro, proporcionalmente divididos em cinco macrorregiões do país, contemplando todos os estados da federação e o Distrito Federal. Como resultados gerais da pesquisa identificamos que as barreiras de acesso ao lazer se relacionam principalmente à falta de tempo e de dinheiro para a população vivenciar o que gostaria. Especificamente nesse texto, analisamos como estas barreiras se manifestam em mulheres que vivem nas regiões sudeste e nordeste, comparando e cruzando as categorias cor/raça e classe social. Concluímos que, além da falta de tempo e de recursos financeiros serem mais apontadas por mulheres do que homens como impedimentos para as vivências de lazer, as limitações são maiores para mulheres nordestinas da classe baixa, bem como para as brasileiras pretas nas duas regiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Teixeira Soutto Mayor, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Campus Governador Valadares

Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares. Doutora em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Marília Martins Bandeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Univesidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação Física pela UNICAMP.

Igor Maciel da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Campus Governador Valadares/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Substituto do curso de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares. Doutorando em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Edmur Antônio Stoppa, Universidade de São Paulo (USP)

Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Doutor em Educação Física pela UNICAMP.

Hélder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Doutoe em Educação Física pela UNICAMP.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Soutto Mayor, S. T., Bandeira, M. M., Silva, I. M. da, Stoppa, E. A., & Ferreira Isayama, H. (2020). BARREIRAS DE ACESSO AO LAZER DAS MULHERES SEGUNDO RAÇA/COR E CLASSE SOCIAL NAS REGIÕES SUDESTE E NORDESTE DO BRASIL. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 7(2), p. 1–22. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/24235