LAZER, ECONOMIA E FUTEBOL

AS MUDANÇAS NA PRECIFICAÇÃO DO INGRESSO NO ESTÁDIO MINEIRÃO ENTRE 1994-2018

Autores

  • Felipe Pereira de Queiroz UFMG
  • Silvio Ricardo da Silva

Resumo

O futebol e, mais especificadamente, o torcer em estádios faz parte do imaginário social brasileiro como um lazer tipicamente popular. As discussões, a partir da escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, entorno das transformações que envolveram essa prática pautaram-se na dimensão econômica. O encarecimento no preço do ingresso, mostrou-se como principal razão para uma percepção de elitização e consequente exclusão no torcer em estádios. Diante disso, o presente artigo buscou compreender as mudanças na precificação dos ingressos ocorridas no custo do lazer futebolístico no estádio Mineirão entre 1994 e 2018. Constatou-se que com a reinauguração do Mineirão para Copa do Mundo os preços dos ingressos, que antes apresentavam uma relativa estabilidade entres os diferentes momentos da competição, começaram a funcionar com variações de curto prazo. Os preços tornaram-se dinâmicos, de acordo com a expectativa de público do jogo. A proporção percentual nos aumentos em jogos, ou competições de maior apelo, justifica a percepção de elitização do ponto de vista econômico. Em contrapartida, no cenário agregado, com exceção do triênio 2013-2015, essa percepção é relativizada, na medida em que os preços apresentaram uma equivalência se compararmos o início e o fim da série.

 

Palavras-chave: Economia do entretenimento. Torcer. Preço do ingresso. Estádios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Pereira de Queiroz, UFMG

Mestre em Estudos do Lazer pela UFMG, pesquisador do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcida (GEFuT), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Silvio Ricardo da Silva

Professor do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor em Educação Física, coordenador do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcida (GEFuT), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, prof.srs@gmail.com

Endereço: Alameda das Quaresmeiras 723, Confins-MG -CEP 33500000

Downloads

Publicado

2021-08-26