FUTEBOL:

PERSPECTIVAS DE UM PATRIMÔNIO CULTURAL EM SUSPENSO

Autores

Resumo

No presente artigo, pretende-se apresentar um quadro atual a respeito do futebol enquanto patrimônio cultural. O mesmo se desenvolveu com o intuito de contribuir para o debate patrimonial do futebol e refletir sobre a relevância que o tema atingiu nos últimos anos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em bases online, organizada por termos de pesquisa, divididos em categorias que visaram orientar e facilitar a análise da produção acadêmica. Apesar de alguns contrassensos encontrados nos trabalhos analisados, considera-se que há a inauguração de uma discussão ainda incipiente nos estudos do futebol. Nesse sentido, ressalta-se a importância de construir um arcabouço teórico capaz de englobar a complexidade dessa temática, prezando por medidas que colaborem efetivamente para a proteção das materialidades e imaterialidade desse patrimônio dinâmico, afetivo e comunitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Henrique Teixeira-da-Silva, UFJF

Pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do lazer – UFMG. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Silvio Ricardo da Silva, UFMG

Professor Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer – UFMG.

Downloads

Publicado

2021-02-16