DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE PARQUES PÚBLICOS URBANOS:

POSSIBILIDADES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO LAZER NA CIDADE DE MONTES CLAROS-MG

Autores

  • Isabela Veloso Lopes Versiani Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Maria Vitória Xavier Dias Rocha Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Rogério Othon Teixeira Alves Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

Nas últimas décadas, a criação de Parques Públicos Urbanos tem sido um processo presente em diferentes cidades brasileiras, inclusive nas cidades médias, como no caso de Montes Claros-MG. Para além de funções ligadas à conservação ambiental e à paisagem/estética urbanística, os Parques Urbanos também são importantes espaços para as vivências de lazer, estando vinculados a diferentes instrumentos de Política Urbana, Ambiental e, também, de Esporte e Lazer nos municípios. Nesse aspecto, o presente artigo propõe analisar os processos de criação e distribuição espacial de Parques Públicos na cidade de Montes Claros-MG, para melhor compreender algumas relações desses espaços com o lazer a partir de sua regionalização intraurbana e correspondência a indicadores diversos. Nos resultados, evidencia-se que Montes Claros-MG acompanha as principais tendências ligadas a criação desses espaços no contexto nacional, com destaque para a fase mais recente, na qual há um aumento expressivo do número de Parques na cidade e desconcentração desses equipamentos em direção a regiões periféricas de renda mais baixa, grande contingente populacional e baixo índice de qualidade de vida urbana para o lazer (IQV-Lazer). Acredita-se que tal fenômeno pode proporcionar uma maior diversidade de vivências de lazer e ampliação do acesso aos espaços públicos nessas regiões, contribuindo para o processo de democratização do lazer na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Veloso Lopes Versiani, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Mestre e Doutoranda em Desenvolvimento Social, pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Professora do Departamento de Educação Física e do Desporto da UNIMONTES. 

Maria Vitória Xavier Dias Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduada em Arquitetura e Urbanismo. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia -PPGEO/UNIMONTES.

Rogério Othon Teixeira Alves , Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

 Mestre e Doutor em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG. Professor do Departamento de Educação Física e do Desporto da UNIMONTES.

Downloads

Publicado

2021-02-16 — Atualizado em 2021-02-17

Versões