POSSÍVEIS PONTOS DE CORTE PARA A ESCALA SOBRE A PERCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA O LAZER (EsPEL-31)

Autores

  • Raiana Lídice Mór Fukushima Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan Conservatório Municipal Cacilda Becker e Município de Araras
  • Alexandre Janotta Drigo Universidade Estadual Paulista – UNESP

Resumo

Introdução: A Escala sobre a Percepção de Educação para o Lazer (EsPEL-31) é uma escala para identificar a percepção de indivíduos sobre a própria Educação para o Lazer. Contudo, até o momento, não há investigações que buscaram apresentar os pontos de corte da EsPEL-31. Objetivo: Apresentar os possíveis pontos de corte que melhor se enquadram para identificar a percepção sobre a educação para o lazer. Métodos: A amostra para as análises foi composta por 1060 adultos (20-59 anos). Utilizou-se, para definir os possíveis pontos de corte, a Curva de Percentis e a Curva ROC. Resultados: A partir da Curva de Percentis, observou-se sete possibilidades de pontos de corte, porém duas foram destacadas (P25 e P75 - por apresentarem-se mais centrais e aplicáveis) para a EsPEL-31, separados por gênero. Quanto à Curva ROC, optou-se pelo ponto de corte 66 para mulheres (com a sensibilidade de 0,850 e a especificidade de 0,754) e 69 para homens (com a sensibilidade de 0,780 e a especificidade de 0,784). Conclusão: Novas possibilidades de pontos de corte para EsPEL-31 foram apresentadas. Assim, se seguir as sugestões, a EsPEL-31 demonstrou ser uma escala satisfatória para identificar a percepção sobre a educação para o lazer do adulto brasileiro.

Palavras-chave: Atividades de lazer, Educação, Qualidade de vida, Saúde.

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Biografia do Autor

Raiana Lídice Mór Fukushima, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Graduação em Gerontologia (UFSCar); Mestre em Ciências da Motricidade (UNESP); Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, Instituto de Biociências, UNESP; LEL- Laboratório de Estudos do Lazer, DEF/IB/UNESP-Rio Claro.

Alexandre Janotta Drigo, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Docente, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, Instituto de Biociências, UNESP.

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Publicado

2021-05-03

Como Citar

Mór Fukushima, R. L., Tedesco da Costa Trevisan, P. R., & Janotta Drigo, A. (2021). POSSÍVEIS PONTOS DE CORTE PARA A ESCALA SOBRE A PERCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA O LAZER (EsPEL-31). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 8(1), 38–53. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/25796