“SÃO TUDO SAPATÃO”:

LESBIANIDADES E HETERONORMATIVIDADE NO FUTEBOL/FUTSAL BRASILEIRO

Autores

Resumo

O presente artigo promove uma reflexão sobre lesbianidades no futebol/futsal, relacionado a práticas de esporte e lazer. Realiza-se uma análise a partir de dados etnográficos e bibliográficos em contextos de pesquisas brasileiras. Num primeiro momento, tem-se uma análise histórica sobre mulheres, lesbianidade e heteronormatividade. Posteriormente, são apresentadas pesquisas que abordam lesbianidade nas práticas esportivas de lazer. Por fim, conclui-se que o futebol/futsal pode ser um espaço e tempo para a visibilização de práticas sexuais não normativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Samuel Kessler, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Antropologia Social (UFRGS), organizadora do livro "Mulheres na área: gênero, diversidade e inserções no futebol" (Ed. UFRGS) e co-organizadora do livro "As mulheres no universo do futebol brasileiro" (Ed. UFSM).

Downloads

Publicado

2021-02-16

Como Citar

Samuel Kessler, C. . (2021). “SÃO TUDO SAPATÃO”:: LESBIANIDADES E HETERONORMATIVIDADE NO FUTEBOL/FUTSAL BRASILEIRO. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 7(3), 45–62. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/26962