ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE LAZER E ESPORTE NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS DE MINAS GERAIS A PARTIR DOS DOCUMENTOS NORTEADORES

Autores

Resumo

O presente estudo debateu o papel das universidades públicas federais de Minas Gerais na formulação de políticas de lazer e de esporte nos campi, através da análise documental dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI’s), dos Estatutos e dos Regimentos Gerais. Por meio de uma ferramenta de busca, os termos “lazer” e “esporte” foram quantificados e organizados em categoria de análises, identificando a localização destes nos documentos e a quais discursos foram vinculados. Os documentos indicaram que o lazer e o esporte estão presentes em todas as universidades investigadas em variadas instâncias (Extensão Universitária, Assistência Estudantil, Infraestrutura Física) e a partir de diferentes conceitos e objetivos. Entretanto, poucas são as universidades que conseguem definir uma política própria para seu desenvolvimento. A maioria os organiza na forma de eventos isolados e não como uma política efetiva de animação e os concebe de maneira funcionalista e assistencialista (promoção à saúde/qualidade de vida; manutenção/permanência dos estudantes na instituição; e possibilidade de interação social). Apenas quatro universidades indicaram compreendê-los de forma abrangente, enquanto parte integrante de suas ações educativas e enquanto direito constitucional que deve ser universalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brisa de Assis Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda (2020) e Mestra (2018) pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário Claretiano (2019). Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Integrante do grupo POLIS/UFMG - Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer. Tem experiência com a Coordenação e Gestão de projetos sociais, esportivos e de lazer, bem como, com ensino da Educação Física para crianças e adolescentes. Possui como enfoque de estudo Educação Física e Lazer, Práticas Corporais, Políticas Públicas, Universidades Públicas, Gestão Esportiva e Colônias de Férias Temáticas.

Luciano Pereira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal de Minas Gerais. É vice-diretor do Centro Esportivo Universitário CEU-UFMG e tutor do Programa de Educação tutorial Educação Física e Lazer.

Downloads

Publicado

2021-05-03

Como Citar

de Assis Pereira, B., & Pereira da Silva, L. (2021). ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE LAZER E ESPORTE NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS DE MINAS GERAIS A PARTIR DOS DOCUMENTOS NORTEADORES. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 8(1), 67–87. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/27007