LAZER E DIREITOS HUMANOS NO BRASIL

Autores

  • Maria Eduarda Tomaz Luiz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Alcyane Marinho Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo refletir sobre o lazer à luz dos direitos humanos no Brasil. Para tanto, entendemos o ensaio teórico como uma apresentação de natureza reflexiva e interpretativa, de julgamento pessoal dos próprios pesquisadores, embasados em literatura científica existente sobre o tema abordado. O ensaio está organizado em três subtópicos interdependentes, quais sejam: Para além da Declaração Universal dos Direitos Humanos; Lazer como cultura e os Direitos Humanos; e Lazer como direito humano: rumo à emancipação. O lazer, em sua profunda relação com a cultura, é aqui defendido como uma oportunidade frutífera para além de um encontro com a felicidade, mas um promissor exercício da cidadania e da emancipação social, aliado aos direitos humanos. Estes que, por sua vez, não deveriam salientar as diferenças, mas igualar nossas humanidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Tomaz Luiz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/CNPq), do CEFID/UDESC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas de atuação: lazer, esportes, jogos e direitos humanos.

Alcyane Marinho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC, e do Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/CNPq) do CEFID/UDESC. É sócia-fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer (ANPEL).

Downloads

Publicado

2021-08-26