LAZER E DIREITOS HUMANOS - A CARTA DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE LAZER PARA O LAZER

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Autores

  • Tony Veal Universidade de Tecnologia de Sydney (UTS)
  • Atara Sivan Universidade Batista de Hong Kong

Resumo

O lazer é um direito humano conforme preconiza a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) da Organização das Nações Unidas (ONU). A declaração foi promulgada em 1948, quando o mundo ainda estava emergindo dos horrores de uma guerra, a qual presenciou uma negação dos direitos humanos em uma escala industrial. A Organização Mundial de Lazer (WLO), estabelecida como Internacional Recreation Association em 1952, é uma das 2.500 organizações com status consultivos da ONU para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO). Pode, portanto, ser vista como uma modesta contribuição para a nova “ordem mundial” da era pós Segunda Guerra Mundial. A primeira edição da sua Carta para o Lazer foi publicada em 1970 e foi revisada em 1970, 1979 e, mais recentemente, em 2020. Partindo destas considerações, o objetivo deste artigo é analisar a posição da referida carta no sistema global de direitos humanos e seu potencial papel, bem como dos direitos humanos na política de lazer e na pesquisa. Para tanto, o texto está dividido em cinco seções principais: O sistema de direitos humanos da Organização das Nações Unidas; Revisando a Carta para o Lazer; A Carta para o Lazer revisada; Materiais de suporte; e Conclusões.

Biografia do Autor

  • Tony Veal, Universidade de Tecnologia de Sydney (UTS)

    Professor adjunto da Escola de Negócios da Universidade de Tecnologia de Sydney (UTS), Austrália. Em 2012, recebeu o Prêmio Literário George Torkildsen da Organização Mundial de Lazer. Ele já foi presidente de duas importantes associações da área: UK Leisure Studies Association e da Australian and New Zealand Association for Leisure Studies. Sua última obra foi o livro “Whatever Happened to the Leisure Society?” (2019). Além disso, em 2015, ele foi autor de um artigo significativo sobre “Direitos humanos, estudos de lazer e lazer” publicado no World Leisure Journal.

  • Atara Sivan, Universidade Batista de Hong Kong

    Chefe do Departamento de Estudos de Educação da Universidade Batista de Hong Kong. Presidente e membro sênior da World Leisure Academy. Recebeu vários prêmios internacionais, incluindo o George Torkildsen Literary Award, o Hillel Ruskin Memorial Scholar Lecture Award e o Knowledge Transfer Award de 2015 por sua contribuição para o avanço de conceitos relacionados ao lazer e à educação em lazer internacionalmente.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

LAZER E DIREITOS HUMANOS - A CARTA DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE LAZER PARA O LAZER: PASSADO, PRESENTE E FUTURO. (2021). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 8(2), 3-13. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/35004