O FINANCIAMENTO DE TIMES DE FUTEBOL DE VÁRZEA

ESTUDO NUM CIRCUITO DE LAZER NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE

Autores

Palavras-chave:

Futebol, Lazer, Financiamento, Times

Resumo

O trabalho procurou compreender como ocorre o financiamento de times de futebol de várzea constituídos num circuito de lazer. Tratou-se de um estudo qualitativo baseado em observação participante, desenvolvido nos anos de 2019 e 2020. Foram produzidos e analisados 25 diários de campo, além de documentos. Foi realizado um exercício analítico emergente dos dados. Concluímos que o financiamento envolve articulações e sobreposições de 4 modos de investimentos, o que produz uma margem de negociações e de invenções cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo da Silva Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Guilherme de Oliveira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Raquel da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mauro Myskiw, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2022-08-22

Como Citar

da Silva Lopes, M., de Oliveira Gonçalves, G., da Silveira, R., & Myskiw, M. (2022). O FINANCIAMENTO DE TIMES DE FUTEBOL DE VÁRZEA: ESTUDO NUM CIRCUITO DE LAZER NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 9(1), 58–81. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/36937