TURISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO/MG:

RELAÇÕES E CONTRADIÇÕES

Autores

  • Erick Alan Moreira Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rafael Henrique Teixeira-da-Silva Universidade Estadual Paulista
  • Fahrenheit Amarante Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Ouro Preto, Patrimônio Cultural, Colonial-Barroco, Dinâmica Territorial

Resumo

Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a ser consagrada como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1980. A chancela da UNESCO inseriu a localidade no bojo da patrimonialização global. Esse movimento fez elevar o número de investimentos e de turistas para a cidade. Diante desse contexto busca-se debater, criticamente, a relação entre turismo e patrimônio cultural. Especificamente procura-se, dentre outros objetivos, discutir sobre as dimensões socioespaciais e territoriais correlatas ao uso do patrimônio cultural para fins turísticos na cidade mineira. Metodologicamente, foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa que se encaminhou por meio de pesquisa bibliográfica. Conclui-se que, em Ouro Preto, a relação entre turismo e patrimônio cultural apresenta inúmeras contradições que materializam nas desigualdades territoriais e na segregação socioespacial. Isto posto, espera-se que o poder local e as resistências sociais instituam instrumentos de enfrentamento úteis frente ao processo de segregação, prezando pela manutenção de espaços multifuncionais, voltados para a fruição e apropriação efetiva do patrimônio. Além disso, vislumbra-se uma política urbana-patrimonial mais justa, baseada na gestão participativa. Há, ainda, a necessidade de ativar memórias que sejam integradoras, que estimulem o diálogo, que permitam escapar de imposições historicamente estabelecidas. Ademais, deve-se suprir a carência de patrimônios identificados em todos os setores territoriais da cidade, sobretudo nos espaços marginais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erick Alan Moreira Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Turismo (UFOP); Mestre em Estudos do Lazer (UFMG); Doutorando em Geografia (UERJ).

Rafael Henrique Teixeira-da-Silva, Universidade Estadual Paulista

Bacharel em Turismo (UFOP), Mestre em Geografia (Universidade de Lisboa), Doutor em Geografia (UNES´P), Pós-doutor em Estudos Interdisciplinares do Lazer (UFMG).

Fahrenheit Amarante, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Turismo (UFOP), Mestre em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania (UFV).

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Ferreira, E. A. M., Teixeira-da-Silva, R. H., & Amarante, F. (2023). TURISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO/MG:: RELAÇÕES E CONTRADIÇÕES. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 10(02), 1–24. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/41128