LAZER E A ANIMAÇÃO TURÍSTICA EM CIDADES MÉDIAS: A CONTRIBUIÇÃO DOS IMAGINÁRIOS PRAÇA E PALCO

Autores

  • Susana Gastal Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Palavras-chave:

Lazer. Cidades Médias. Animação Turística. Praça. Palco.

Resumo

Um dos fenômenos impactantes no cenário de globalização é não só a expansão da cidade, mas a expansão do Urbano para além de seus limites geográficos. As ditas cidades médias, entretanto, em geral ainda carecem de oferta de lazer qualificado. Partindo desses pressupostos, a presente reflexão tem por objetivo apresentar o imaginário Urbano semantizado pela Praça e pelo Palco, para que a Cidade se caracterize como tal. Praça e Palco, marcadas pelo estar juntos e pelo ver e ser visto – e daí a festa – podem se dar em pontos fixos no espaço urbano, mas também enquanto fluxos. Daí a necessidade de que sejam animados para se constituírem como tal, podendo a animação sociocultural e animação turística contribuir para a presença de ofertas de lazer que mobilizem os espaços, mas também as pessoas.

Biografia do Autor

  • Susana Gastal, Universidade de Caxias do Sul (UCS)
    Doutora. Professora, pesquisadora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, RS.

Downloads

Publicado

2014-10-25

Como Citar

LAZER E A ANIMAÇÃO TURÍSTICA EM CIDADES MÉDIAS: A CONTRIBUIÇÃO DOS IMAGINÁRIOS PRAÇA E PALCO. (2014). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 1(2), p.39-53. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/450