LAZER E A ANIMAÇÃO TURÍSTICA EM CIDADES MÉDIAS: A CONTRIBUIÇÃO DOS IMAGINÁRIOS PRAÇA E PALCO

Autores

  • Susana Gastal Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Palavras-chave:

Lazer. Cidades Médias. Animação Turística. Praça. Palco.

Resumo

Um dos fenômenos impactantes no cenário de globalização é não só a expansão da cidade, mas a expansão do Urbano para além de seus limites geográficos. As ditas cidades médias, entretanto, em geral ainda carecem de oferta de lazer qualificado. Partindo desses pressupostos, a presente reflexão tem por objetivo apresentar o imaginário Urbano semantizado pela Praça e pelo Palco, para que a Cidade se caracterize como tal. Praça e Palco, marcadas pelo estar juntos e pelo ver e ser visto – e daí a festa – podem se dar em pontos fixos no espaço urbano, mas também enquanto fluxos. Daí a necessidade de que sejam animados para se constituírem como tal, podendo a animação sociocultural e animação turística contribuir para a presença de ofertas de lazer que mobilizem os espaços, mas também as pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Gastal, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora. Professora, pesquisadora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, RS.

Downloads

Publicado

2014-10-25

Como Citar

Gastal, S. (2014). LAZER E A ANIMAÇÃO TURÍSTICA EM CIDADES MÉDIAS: A CONTRIBUIÇÃO DOS IMAGINÁRIOS PRAÇA E PALCO. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 1(2), p.39–53. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/450