POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: O CASO DO PROGRAMA BH CIDADANIA

Autores

  • Carolina Gontijo Lopes Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
  • Hélder Ferreira Isayama Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Políticas públicas. Vulnerabilidade social. Atividades de lazer. Esportes.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar os avanços e limitações da gestão das políticas de esporte e lazer na articulação intersetorial e na focalização territorial do programa BH Cidadania/Belo Horizonte, tendo como referência a intervenção dos profissionais de Educação Física. Concluímos que o processo de mobilização nos territórios de vulnerabilidade social para implementação do programa e a gestão do projeto BH em férias são as principais ações desencadeadoras e fortalecedoras da intersetorialidade. A atuação desse profissional nesta política envolve principalmente: flexibilidade para trabalhar em conjunto e o reconhecimento do saber dos diferentes profissionais e da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Gontijo Lopes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Doutoranda no curso de sociologia - Cidades e Culturas Urbanas do Centro de Estudos Sociais e da Escola de Estudos Avançados da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Lazer pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Especialista em Pedagogia do Esporte Escolar, graduada na Licenciatura em Educação Física e no Bacharelado em Recreação e Lazer pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP.

Hélder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação Física pela Unicamp. Realizou Estágio Pós Doutoral em Educação pela UFRJ. Professor do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Líder do Oricolé – Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional no Lazer (UFMG).

Downloads

Publicado

2014-10-25

Como Citar

Lopes, C. G., & Isayama, H. F. (2014). POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: O CASO DO PROGRAMA BH CIDADANIA. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 1(2), p.54–71. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/451