ABORDAGENS SOBRE O LAZER NA LITERATURA LATINO-AMERICANA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: UMA REVISÃO NA BASE DE DADOS LILACS

Autores

  • Priscila Mari dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis – SC – Brasil
  • Miraíra Noal Manfroi Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis – SC – Brasil
  • Cecília Bertuol Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis – SC – Brasil
  • Juliana de Paula Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina Florianópolis – SC – Brasil
  • Alcyane Marinho Universidade do Estado de Santa Catarina Florianópolis – SC – Brasil

Palavras-chave:

Lazer. Saúde. Revisão. América Latina.

Resumo

O lazer vem sendo foco frequente de vivências, pesquisas e intervenções, sob diferentes perspectivas. Nessa direção, este estudo apresenta o cenário de uma produção científica envolvendo distintas abordagens sobre o lazer, a partir de uma revisão de literatura de 142 artigos publicados de 2008 a 2012, disponíveis na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Os artigos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, sendo divididos nas seguintes categorias: saúde (50), políticas públicas (27), esportes (8), meio ambiente (8), Educação Física (7) e temas diversos (42). Neste trabalho foram enfatizados os artigos incluídos na primeira categoria, na qual foi possível observar temas relacionados, principalmente, à saúde mental, à prevalência de atividade ou inatividade física no lazer em distintas faixas etárias e grupos populacionais, à promoção da saúde, dentre outros. Além disso, constatou-se nestes estudos a pouca utilização de referenciais teóricos do lazer em detrimento aos da saúde, culminando em uma tendência de generalização a respeito do lazer como um tempo/espaço para a prática de atividades físicas. Apesar disso, alguns estudos ressaltam que a saúde e o lazer ainda têm muitos assuntos a tratar conjuntamente, visto que ambos são direitos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Mari dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis – SC – Brasil

Mestranda em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEF/UFSC). Integrante do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/UDESC/CNPq). Bolsista de Mestrado - CNPq.

Miraíra Noal Manfroi, Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis – SC – Brasil

Mestranda em Educação Física. PPGEF/UFSC. Integrante do LAPLAF/UDESC/CNPq. Bolsista de Mestrado - CAPES.

Cecília Bertuol, Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis – SC – Brasil

Mestranda em Educação Física. PPGEF/UFSC. Integrante do LAPLAF/UDESC/CNPq. Bolsista de Mestrado - CAPES.

Juliana de Paula Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina Florianópolis – SC – Brasil

Mestre em Ciências da Motricidade. Professora Auxiliar do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID/UDESC). Integrante do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL/UNESP/CNPq) e do LAPLAF/UDESC/CNPq.

Alcyane Marinho, Universidade do Estado de Santa Catarina Florianópolis – SC – Brasil

Doutora em Educação Física. Professora Adjunta do CEFID/UDESC. Professora Permanente do PPGEF/UFSC. Líder do LAPLAF/UDESC/CNPq.

Downloads

Publicado

2014-10-26

Como Citar

Santos, P. M. dos, Manfroi, M. N., Bertuol, C., Figueiredo, J. de P., & Marinho, A. (2014). ABORDAGENS SOBRE O LAZER NA LITERATURA LATINO-AMERICANA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: UMA REVISÃO NA BASE DE DADOS LILACS. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 1(2), p.117–139. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/455