EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL: LAZER E TURISMO NO CONTEXTO DO PATRIMÔNIO CULTURAL RURAL NO ESTADO DE SÃO PAULO (BRASIL)

Autores

  • Lívia Morais Garcia Lima Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Palavras-chave:

Educação não formal, Animação Sociocultural, Animação Turística, Patrimônio.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o papel e as possibilidades da atividade turística e de lazer na educação, reabilitação e promoção do patrimônio cultural rural em fazendas históricas paulistas, como uma das modalidades da animação sociocultural. Esse processo foi realizado a partir da metodologia da História Oral onde o patrimônio é explorado como espaço turístico educacional dentro do campo da educação não formal, voltado para o público adulto e idoso. Este estudo vem contribuir para uma reflexão no campo da educação não formal não como alternativa à escolarização, mas como parte integrante da discussão do tempo livre e do lazer como um campo da educação não formal que continua existindo ao longo da vida do indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Morais Garcia Lima, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Bacharel em Turismo pela UNESP. Atualmente realiza doutorado em Educação pela UNICAMP com estágio de pesquisa doutoral na Universidade Pontifícia de Salamanca - Espanha. Bolsista FAPESP.

Downloads

Publicado

2015-05-18

Como Citar

Lima, L. M. G. (2015). EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL: LAZER E TURISMO NO CONTEXTO DO PATRIMÔNIO CULTURAL RURAL NO ESTADO DE SÃO PAULO (BRASIL). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 1(3), p.119–134. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/456