PARQUES URBANOS E O CAMPO DOS ESTUDOS DO LAZER: PROPOSTAS PARA UMA AGENDA DE PESQUISA
Palavras-chave:
Parques Urbanos, Animação Socioambiental, Interpretação Ambiental, Políticas Públicas de Lazer.Resumo
Os parques urbanos desempenharam importante papel na lógica das cidades, desde meados do século XIX. O lazer, inserido no contexto maior da lógica da cidade, também se reconfigurou, desde um lazer submetido a um controle social das concepções higienistas de cidade até processos de redemocratização e cidadania observados a partir das duas últimas décadas do século XX. Este artigo discute essa trajetória das ideias sobre cidade e cidadania apontando as relações com o lazer, tendo nos parques urbanos os instrumentos e lócus de ação de um direito à cidade e ao lazer. Apresenta-se, como proposta de intervenção nos parques urbanos a correlação da animação socioambiental, como desdobramento da animação sociocultural, com a interpretação ambiental, sendo elas pensadas como renovadoras do lazer em parques urbanos. São discutidos também alguns desafios e tendências dessa abordagem, ligadas a interdisciplinaridade e a intersetorialidade, nos quais o profissional da área de lazer deve estar inserido. Conclui-se o artigo com indicações ligadas a uma agenda de pesquisa do lazer em parques urbanos em duas escalas de análise: uma geral das cidades, como políticas públicas urbanas e ambientais nas quais os parques estão inseridos e outra ligada especificamente ao uso público dos parques urbanos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-05-18
Como Citar
Pacheco, R. T. B., & Raimundo, S. (2015). PARQUES URBANOS E O CAMPO DOS ESTUDOS DO LAZER: PROPOSTAS PARA UMA AGENDA DE PESQUISA. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 1(3), p.43–66. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/462
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyrights for articles published in this journal belong to the author, and the journal has first publication rights. Since they appear in this public access journal, they are free articles with their own attributions in educational and non-commercial applications.