DANÇA E LAZER:

UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DO LAZER DA UFMG

Autores

  • Paola Luzia Gomes Prudente 31995221202
  • Elisângela Chaves UFMG
  • Fernanda Abbatepietro Novaes UEMG
  • Cláudia Márcia Barbosa SEE - MG

Palavras-chave:

Dança, Lazer, Produção científica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mapear e analisar a produção acadêmica que se refere a dança na perspectiva do lazer, no Programa de Pós graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O mapeamento foi realizado a partir da leitura dos títulos e resumos de todos os trabalhos publicados entre 2008 e 2013, entre os quais foram encontrados 10 estudos que tratam da relação entre dança e lazer. A partir desse mapeamento foi realizada uma análise qualitativa com enfoque dado ao objeto de estudo, metodologia utilizada, perspectiva de dança e a perspectiva de lazer que sustentaram a análise do objeto. Destaca-se a predominância de estudos de natureza qualitativa, na perspectiva histórica e etnográfica e a compreensão dos conceitos de dança e lazer como fenômenos socioculturais. Sinalizamos que a produção em dança, assim como a produção de lazer, se constrói de forma diversificada no trânsito com outros saberes, sendo caracterizada por uma produção interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Chaves, UFMG

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Foi professora da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, onde dirigiu e coreografou o Grupo de Dança Compassos, projeto de extensão cultural de 2000 a 2013. Atualmente é professora da área de Dança no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares do Lazer/EEFFTO/UFMG. Líder do Grupo de Pesquisa Edudança. Tem experiência na área da dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, dança na escola, história da educação, história da dança, dança e educação, dança e lazer, dança na educação física.

Fernanda Abbatepietro Novaes, UEMG

Professora efetiva da Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Especialização em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho (2012). Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Coordenadora do projeto de Extensão TERRA FIRME: Danças e estudo da Cultura Popular. Membro do grupo de pesquisa GEPEC- grupo de estudos e pesquisas sobre educação do corpo - UEMG. Membro do grupo de pesquisa NEAB NIEHLAFRO - Núcleo de estudos em história, literatura e afrodescendência. Membro do grupo de pesquisa EDudança - UFMG. Integra a equipe do Programa Encontro de Saberes UEMG Atua principalmente nas áreas da dança em suas interfaces com a Educação e a Educação Física.

Cláudia Márcia Barbosa, SEE - MG

Possui mestrado em ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DO LAZER pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/UFMG (2020). Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Fundação Universidade de Itaúna/UI (2002), graduação em PEDAGOGIA (2018) e experiência em docência em Educação Física e Educação Especial na SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS desde 2000, membro dos grupos de pesquisa EDUDANÇA/UFMG e CONHECER E SUPERAR/UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física para pessoas com deficiência, Atendimento educacional especializado para PCD, atuando principalmente nos seguintes temas: pessoa com deficiência, lazer, envelhecimento, dança e inserção social.

Downloads

Publicado

2023-07-21

Como Citar

Gomes Prudente, P. L., Chaves, E., Abbatepietro Novaes, F., & Barbosa, C. M. (2023). DANÇA E LAZER: : UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DO LAZER DA UFMG. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 10(1), 63–78. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/46220