LAZER, SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE NA AMÉRICA LATINA: PROBLEMATIZAÇÕES E DESAFIOS

Autores

  • Christianne Luce Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mirleide Chaar Bahia Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal
  • Rodrigo Elizalde Grupo de Pesquisa Otium (UFMG/CNPq)
  • Leonardo Lincoln Leite de Lacerda Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais
  • Rodrigo Lage Pereira Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Lazer, Meio Ambiente, Sustentabilidade, América Latina.

Resumo

Este artigo pretende identificar e debater as contribuições do lazer para a sustentabilidade e os desafios ambientais do presente, a partir da visão de estudantes, professores e profissionais vinculados a programas de Mestrado e Doutorado dedicados às temáticas da sustentabilidade e meio ambiente na América Latina. A metodologia da pesquisa contemplou estudo bibliográfico, questionários e entrevistas no contexto de 12 programas vinculados à Rede CLACSO de Pós-graduação desenvolvidos em sete países latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador e México. Constatou-se que a maioria dos voluntários acredita que o lazer pode contribuir substancialmente com os desafios da sustentabilidade, por ser um momento privilegiado de conexão do sujeito com ele mesmo e porque o lazer/recreação ter um grande potencial educativo, ainda desconsiderado nas práticas educativas em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christianne Luce Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação (UFMG), com Pós-doutorado em Ciências Políticas e Sociais (UNC/Argentina). Professora da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Pesquisadora do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa Otium (UFMG/CNPq).

Mirleide Chaar Bahia, Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal

Doutora em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA). Professora da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Turismo, Cultura e Meio Ambiente (UFPA/NAEA).

Rodrigo Elizalde, Grupo de Pesquisa Otium (UFMG/CNPq)

Doutor e Mestre em Educação (UB/Chile), com Pós-doutorado em Geografia (UFMG). Especialista em Educação Ambiental, Globalização e Sustentabilidade (UNED/Espanha). Psicólogo (UB). Colíder do Grupo de Pesquisa Otium (UFMG/CNPq).

Leonardo Lincoln Leite de Lacerda, Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais

Mestre em Estudos do Lazer (UFMG). Especialista em Lazer (UFMG). Graduado em Turismo (Instituto Newton Paiva). Professor da FEAD (Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais).

Rodrigo Lage Pereira Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Acadêmico do curso de Graduação em Educação Física da UFMG. Bolsista de Iniciação Científica da FAPEMIG.

Downloads

Publicado

2015-05-18

Como Citar

Gomes, C. L., Bahia, M. C., Elizalde, R., Lacerda, L. L. L. de, & Silva, R. L. P. (2015). LAZER, SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE NA AMÉRICA LATINA: PROBLEMATIZAÇÕES E DESAFIOS. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 1(3), p.84–105. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/463