MULHERES E eSPORTS

UM OLHAR À LUZ DAS MOTIVAÇÕES E DISCRIMINAÇÕES

Autores

  • João Victor Figueiredo Moreira UFMG
  • Ana Cláudia Porfírio Couto UFMG

Palavras-chave:

eSports, Jovens mulheres, Discriminações, Motivações

Resumo

Diante da expansão dos eSports e da desigualdade de gênero nesse contexto, é relevante discutir a relação das jovens mulheres com os eSports. Nossa pesquisa visa contribuir para essa discussão, explorando as motivações das jovens mulheres para a participação nos eSports e investiga se existem discriminações nessa área. Para isso, utilizamos o Inventário de Motivação para Prática Desportiva e elaboramos perguntas sobre a percepção das participantes em relação aos videogames como uma atividade voltada para garotos, bem como sobre as críticas e elogios recebidos de jogadores homens e mulheres. Os dados foram coletados por meio de um questionário online e analisados com base na frequência relativa das respostas. Os resultados sugere m que o principal fator motivacional é "Amizade e lazer", as práticas são predominantemente realizadas no contexto do lazer, há uma percepção disseminada entre as jogadoras de que os videogames são voltados para garotos e elas afirmaram receber mais críticas e menos elogios de jogadores homens em comparação com jogadoras mulheres. Concluímos que o lazer desempenha um papel central na experiência das mulheres nos eSports e que existem discriminações no contexto brasileiro, em consonância com estudos internacionais que destacam a dominação masculina nesse espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Porfírio Couto, UFMG

Professora do Departamento de Esportes, Universidade Federal de Minas Gerais. Líder do Grupo de Estudos em Sociologia e Pedagogia do Esporte e do Lazer (GESPEL). 

Downloads

Publicado

2023-07-21

Como Citar

Figueiredo Moreira, J. V., & Porfírio Couto, A. C. (2023). MULHERES E eSPORTS: UM OLHAR À LUZ DAS MOTIVAÇÕES E DISCRIMINAÇÕES. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 10(1), 79–98. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/46324