USOS E PRÁTICAS DO LAZER E DOS TEMPOS LIVRES: DO CONSUMO À PROCURA PELA FELICIDADE

Autores

  • Silvio Lima Figueiredo Universidade Federal do Pará
  • Larissa Latif Plácido Saré Universidade do Minho

Palavras-chave:

Lazer, Ócio, Práticas sociais, Sociedade de consumo.

Resumo

O texto apresenta um debate sobre a gênese do conceito de lazer e as principais concepções do ócio nas sociedades humanas. A perspectiva é apresentar os sentidos e concepções da ideia de lazer. É possível perceber que o campo dos estudos do lazer alicerça-se na valorização de práticas que não podem mais ser ignoradas pela ciência normal, as práticas laterais, periféricas, sem importância para o sistema produtivo ou mesmo contraditórias a esse mesmo sistema. São os sentidos de lazer por meio dos conceitos de práticas relacionadas à dicotomia trabalho-lazer, apresentando as ideias iniciais para compreensão da genealogia do conceito e os novos posicionamentos do campo na atualidade. Para isso, são usados os conceitos de caráter social de David Riesman, habitus, de Pierre Bourdieu e dépense, de Georges Bataille.

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Publicado

2015-05-18

Como Citar

Figueiredo, S. L., & Saré, L. L. P. (2015). USOS E PRÁTICAS DO LAZER E DOS TEMPOS LIVRES: DO CONSUMO À PROCURA PELA FELICIDADE. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 1(3), p.148–164. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/465