O LUGAR DO LAZER NO FAZER DOCENTE:

PRECARIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Autores

  • Dan Gabriel D'Onofre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Bruna Santiago Martins

Palavras-chave:

Lazer, Tempo livre, Precarização do trabalho docente, COVID-19

Resumo

O presente trabalho discorre sobre como a pandemia da COVID-19 avolumou a precarização do fazer docente, abrindo frentes para compreender sua correlação com o exercício do lazer. Nesse sentido, apresenta-se discussão sobre o fazer docente, entendido enquanto relações de trabalho que envolvem ensino, pesquisa, extensão e atividades administrativas, agora extrapolando ainda mais ao universo doméstico durante a emergência sanitária, tomando parte do seu tempo livre. Por meio de abordagem qualitativa e indutiva, relaciona dados relativos às pesquisas sobre processo de precarização das condições de trabalho docente com o direito ao lazer, apontando leis, normas e questões históricas que regem a carreira do magistério na rede federal de ensino. Quanto aos resultados, articula-se tanto à maneira pela qual há uma intensa relação da sobrecarga de trabalho, com destaque ao período pandêmico, vinculando aos temas referentes ao adoecimento docente e redução do tempo livre desta categoria de trabalhadores.  Por fim, para além de evidenciar como docentes não se destacam enquanto objeto de estudos no campo do lazer, contribui para o avanço de conhecimentos sobre as relações de trabalho em período pandêmico e novas maneiras de usufruto do lazer.

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

D’Onofre , D. G., & Santiago Martins, B. (2023). O LUGAR DO LAZER NO FAZER DOCENTE:: PRECARIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 10(02), 100–117. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/46595