ATIVIDADES DE AVENTURA NA NATUREZA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS REVISTAS LICERE E RBCE

Autores

  • Irene Benevides Dutra Murta UFMG

Palavras-chave:

Aventura, Natureza, Educação Ambiental

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise interpretativa e crítica das publicações referentes às atividades de aventura na natureza a partir dos artigos publicados nas revistas Licere e Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). Inicialmente, foi discutido o conceito de natureza. Em seguida, discorre-se sobre o que vem sendo publicado nestas revistas a partir de um olhar crítico sobre elas, partindo principalmente de duas questões: a busca pela aventura e as abordagens ecológicas dos autores. As questões ambientais, bem como breves discussões sobre o conceito de natureza, foram assuntos identificados na maioria dos artigos. Poucos trabalhos abordaram os impactos gerados pelas atividades e apenas um apresentou uma proposta real de educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Benevides Dutra Murta, UFMG

Mestre em Estudos Interdisciplinares do Lazer pela UFMG (2015), possui bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Líder do Grupo de Estudos da Bicicleta (GEBIKE). Pesquisadora do grupo de estudos OTIUM: Lazer, Brasil e América Latina/UFMG e LUCE - Ludicidade, Cultura e Educação/ UFMG.

Downloads

Publicado

2016-04-23

Como Citar

Murta, I. B. D. (2016). ATIVIDADES DE AVENTURA NA NATUREZA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS REVISTAS LICERE E RBCE. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 2(2), p.115–134. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/479