SHOPPING CENTER COMO ESPAÇO DE LAZER: O CASO DO PÁTIO BELÉM

Autores

  • Thiliane Regina Barbosa Meguis
  • Cleber Augusto Trindade Castro

Palavras-chave:

Shopping center, Lazer, Consumo, Espaço

Resumo

Considerando a importância que os shoppings centers adquirem na sociedade atual, assumindo a função que tinham espaços públicos como ruas e praças, inclusive para práticas de atividades de lazer, o objetivo central do presente trabalho é analisar os usos dos shoppings centers como espaços sociais de lazer, a partir de um estudo de caso no shopping center Pátio Belém, em Belém-PA, procurando identificar as práticas de lazer realizadas pelos diferentes agentes sociais e compreender os processos de planejamento e gestão do lazer nesse ambiente. A metodologia foi composta de pesquisa bibliográfica para a construção do arcabouço teórico, que embasou o estudo pretendido. Utilizou-se entrevista com o público frequentador do Pátio Belém, com os participantes do projeto “Ativa Idade” e entrevista com o gestor do espaço. Assim, expõem-se os principais pontos da relação constantemente evidenciada nas pesquisas sobre o lazer, no qual abordam de forma sistemática a sua semelhança com as transformações sociais que emergem na sociedade atual. Tendo o shopping center como um dos espaços onde é perceptível que as relações sociais são medida basicamente pelo consumo e pela busca de lugares onde o lazer é encontrado com segurança e conforto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiliane Regina Barbosa Meguis

Bacharela em Turismo (UFPA); Especialista em Planejamento e Gestão Pública do Turismo e do Lazer (UFPA). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU/UFPA).

Cleber Augusto Trindade Castro

Bacharel em Turismo (UFPA); Mestre em Geografia (UFPA); Doutorando em Turismo (UFRN). Professor do Departamento de Turismo (UFRN).

Downloads

Publicado

2016-04-23

Como Citar

Meguis, T. R. B., & Castro, C. A. T. (2016). SHOPPING CENTER COMO ESPAÇO DE LAZER: O CASO DO PÁTIO BELÉM. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 2(2), p.135–160. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/480