SHOPPING CENTER COMO ESPAÇO DE LAZER: O CASO DO PÁTIO BELÉM
Palavras-chave:
Shopping center, Lazer, Consumo, EspaçoResumo
Considerando a importância que os shoppings centers adquirem na sociedade atual, assumindo a função que tinham espaços públicos como ruas e praças, inclusive para práticas de atividades de lazer, o objetivo central do presente trabalho é analisar os usos dos shoppings centers como espaços sociais de lazer, a partir de um estudo de caso no shopping center Pátio Belém, em Belém-PA, procurando identificar as práticas de lazer realizadas pelos diferentes agentes sociais e compreender os processos de planejamento e gestão do lazer nesse ambiente. A metodologia foi composta de pesquisa bibliográfica para a construção do arcabouço teórico, que embasou o estudo pretendido. Utilizou-se entrevista com o público frequentador do Pátio Belém, com os participantes do projeto “Ativa Idade” e entrevista com o gestor do espaço. Assim, expõem-se os principais pontos da relação constantemente evidenciada nas pesquisas sobre o lazer, no qual abordam de forma sistemática a sua semelhança com as transformações sociais que emergem na sociedade atual. Tendo o shopping center como um dos espaços onde é perceptível que as relações sociais são medida basicamente pelo consumo e pela busca de lugares onde o lazer é encontrado com segurança e conforto.Downloads
Publicado
2016-04-23
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
SHOPPING CENTER COMO ESPAÇO DE LAZER: O CASO DO PÁTIO BELÉM. (2016). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 2(2), p.135-160. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/480