A GESTÃO PÚBLICA DO LAZER EM ESPAÇOS PÚBLICOS URBANOS: UM ESTUDO DE CASO DA PRAÇA DO OPERÁRIO, NO MUNICÍPIO DE BREVES-PA

Autores

  • Vandacy da Silva Castro Prefeitura Municipal de Breves
  • Cleber Augusto Trindade Castro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Lazer, Gestão pública, Espaços públicos urbanos, Marajó.

Resumo

O presente artigo buscou analisar a gestão pública de políticas para o lazer que incidem na Praça do Operário, no Município de Breves, na Amazônia paraense, localizado no Arquipélago do Marajó, a fim de compreender a dinâmica social do lazer nesse espaço, analisar a participação popular no processo gestão pública e a dinâmica entre poder público e sociedade local. Para a consecução dos objetivos foram realizados estudos bibliográficos e documentais, além de entrevistas semiestruturadas com representantes dos gestores públicos municipais, trabalhadores formais e informais da praça, moradores do entorno da praça e frequentadores e usuários da praça. Foram realizadas um total de 22 entrevistas, a partir de uma amostragem não probabilística por conveniência. Constatou-se que a requalificação e refuncionalização recentes da praça não foram amplamente discutidas com a sociedade de Breves, sendo negligenciado dessa ação uma série de demandas dessa sociedade. Ainda assim, a Praça do Operário configura-se como importante espaço urbano de lazer da cidade, com um conjunto de ações desenvolvidas tanto pelo governo municipal quanto por instituições parceiras em sua gestão pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vandacy da Silva Castro, Prefeitura Municipal de Breves

Turismóloga (UFPA); Especialista em Gestão Pública do Lazer e do Turismo (UFPA). Técnica da Prefeitura Municipal de Breves-PA.

Cleber Augusto Trindade Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Turismólogo (UFPA); Mestre em Geografia (UFPA); Doutorando em Turismo (UFRN). Professor do Departamento de Turismo (UFRN).

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

Castro, V. da S., & Castro, C. A. T. (2016). A GESTÃO PÚBLICA DO LAZER EM ESPAÇOS PÚBLICOS URBANOS: UM ESTUDO DE CASO DA PRAÇA DO OPERÁRIO, NO MUNICÍPIO DE BREVES-PA. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 2(3), p.139–158. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/481