PROGRAMAS PÚBLICOS DE ATIVIDADE FÍSICA E LAZER EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: COMPARANDO AS EXPERIÊNCIAS DAS CIDADES DE VALINHOS/SP E JUNDIAÍ/SP

  • Caroline Giolo Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP.
  • Tatiani Ribeiro Estudante especial do Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP.
  • Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP.
  • Juliana Pedreschi Rodrigues http://orcid.org/0000-0003-3466-8714
Palavras-chave: Atividade física, Qualidade de vida, Educação não formal.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo comparar e analisar dois programas públicos de atividade física regular e orientada. Através do desenvolvimento de pesquisa de natureza qualitativa avaliou-se o Programa de Ginástica da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Valinhos e o Programa Zumba nos Bairros da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Jundiaí, ambas localizadas no estado de São Paulo, Brasil. Assim sendo, para o desenvolvimento desta pesquisa, realizaram-se entrevistas, utilizando-se de um questionário semiestruturado, com os gestores dos programas em cada uma das cidades e do levantamento bibliográfico e documental a fim de subsidiar as análises e discussões dos resultados. Em considerações finais refletiu-se sobre as experiências e peculiaridades dos programas, com vistas à implantação de melhorias e/ou possíveis reformulações que contribuam para o fortalecimento de novas ações e políticas públicas voltadas às áreas do esporte e lazer nestas e em outras cidades da região.

Biografia do Autor

Caroline Giolo, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP.
Professora de Educação Física e mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP.
Tatiani Ribeiro, Estudante especial do Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP.
Bacharel e Lazer e Turismo e estudante especial do Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP.
Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco, Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP.
Doutor em Educação, professor da EACH-USP, no curso de Bacharelado em Lazer e Turismo e participante do GIEL - Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer. Professor do Programa de Mestrado em Ciências da Atividade Física. Orienta, realiza pesquisas e ministra aulas das disciplinas relacionadas ao planejamento e gestão pública do lazer e ao entendimento do lazer e do turismo como fenômenos sociais. Principais campos de interesse: Sociologia da Educação, Sociologia do Esporte; Gestão Pública do Lazer e do Turismo; Políticas Educacionais. 
Juliana Pedreschi Rodrigues
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Fez mestrado na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, na área de concentração Estudos do Lazer. Atualmente é professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP, do curso de bacharelado em Lazer e Turismo e do curso de pós-graduação em Ciências da Atividade física, na linha de Pesquisa: Promoção do Lazer. É membro titular da Comissão Estatutária da Comissão de Cultura e Extensão da EACH/USP e pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer - GIEL/CNPQ/USP. Áreas de interesse: Educação formal, informal e não formal; Educação Social; Animação sociocultural e Lazer.
Publicado
2016-08-16