FESTA NO ESPORTE: A CONSTRUÇÃO DO ENTRETENIMENTO NO RODEIO

Autores

  • Jean Cléverson Moraes Programa Associado UEM/UEL de Pós-graduação em Educação Física.
  • Silvana dos Santos Grupo de Estudos do Lazer (GEL/UEM)
  • Giuliano Gomes de Assis Pimentel Grupo de Estudos do Lazer (GEL/UEM),Programa Associado UEM/UEL de Pós-graduação em Educação Física.

Palavras-chave:

Atividades de lazer, Gestão esportiva, Espetáculo esportivo.

Resumo

O estudo descreveu o rodeio, buscando compreender a lógica interna de sua produção como oferta de lazer. Os dados foram obtidos por meio de observação participante no Rodeio de Colorado e entrevistas junto a animadores de rodeio. Os resultados estão apresentados em quatro camadas: (1) A produção globalizada dos circuitos de rodeios; (2) O impacto da festa de rodeio no cotidiano da cidade; (3) O modus operandi das competições; (4) a sinergia entre o espaço extra-muros do parque, a feira, o esporte, e os shows. Concluímos que, para unir entretenimento e esporte no rodeio, ocorre um processo de racionalização do espetáculo, fundado em um modo singular de diálogo com o público e da combinação de elementos arcaicos da cultura rural com tecnologias do entretenimento moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

Moraes, J. C., Santos, S. dos, & Pimentel, G. G. de A. (2016). FESTA NO ESPORTE: A CONSTRUÇÃO DO ENTRETENIMENTO NO RODEIO. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 2(3), p.3–16. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/504