ENTRE O TRADICIONAL E O ELETRÔNICO: SIGNIFICADOS DO BRINCAR PARA CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PIRACICABA-SP.

Autores

  • Benecta Patrícia Fernandes e Fernandes Universidade Metodista de Piracicaba
  • Ida Carneiro Martins Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Adalberto dos Santos Souza Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Cinthia Lopes da Silva Universidade Metodista de Pircaicaba (UNIMEP)

Palavras-chave:

Atividades de lazer, Jogos e brinquedos, Jogos de video, Cultura.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar os jogos e brincadeiras tradicionais e eletrônicas, assim como os significados do brincar para crianças de uma escola pública de Piracicaba-SP. Quando se trata do brincar há uma tendência a se valorizar os jogos e brincadeiras tradicionais em detrimento dos jogos e brincadeiras eletrônicos, isso devido ao fato de que, no segundo caso, o brincar ocorre mediado pela tecnologia. Foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo, caracterizando este estudo como qualitativo. A pesquisa de campo foi realizada junto a crianças de 9 a 10 anos de uma escola pública de Piracicaba-SP. A técnica utilizada foi a entrevista semiestruturada. A análise dos dados das entrevistas foi baseada nos princípios antropológicos e no referencial sociocultural. Os resultados indicaram que as crianças investigadas brincam tanto dos jogos e brincadeiras tradicionais como eletrônicos. Os jogos eletrônicos possuem também tradição. O brincar para essas crianças investigadas está relacionado a um ato coletivo, a aprender coisas novas e também em sentido compensatório das atividades cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benecta Patrícia Fernandes e Fernandes, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano

Cinthia Lopes da Silva, Universidade Metodista de Pircaicaba (UNIMEP)

Professora dos Cursos de Graduação em Educação Física e Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Unimep. Autora dos livros: "Lazer e educação física: textos didáticos para a formação de profissionais do lazer" e "Lazer e esportes: textos didáticos".

Downloads

Publicado

2017-03-04

Como Citar

Fernandes e Fernandes, B. P., Martins, I. C., Souza, A. dos S., & Lopes da Silva, C. (2017). ENTRE O TRADICIONAL E O ELETRÔNICO: SIGNIFICADOS DO BRINCAR PARA CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PIRACICABA-SP. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 3(2), p.74–96. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/509

Seção

Artigos Originais