TURISMO E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO SOBRADO/RN – BRASIL

Autores

  • Maria Valdirene Santos Sousa
  • Salete Gonçalves Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Quilombola, Turismo de base comunitária, Manifestações culturais.

Resumo

O artigo ora apresentado teve como objetivo geral investigar como as manifestações culturais podem contribuir com o fortalecimento do turismo de base comunitária na comunidade quilombola do Sobrado/RN, e como objetivos específicos: identificar as manifestações culturais desenvolvidas no referido quilombo; verificar as formas de organização social existente e averiguar a atuação do poder público municipal junto à comunidade. Para tal, utilizou-se uma pesquisa de modo qualitativo e descritivo. A análise dos resultados foi feita a partir de entrevistas realizadas com o líder comunitário e o gestor municipal. Os resultados dessa investigação apontaram que as principais manifestações culturais são a dança Maneiro Pau, a literatura de cordel e produtos artesanais, expressões essas que relatam a vida cotidiana e valorizam as tradições locais. Além disso, constatou-se que a comunidade, no tocante as formas de organização social são de arranjos produzidos e comercializados pela própria comunidade e que a gestão pública local pouco atua frente esse quilombola. Face ao exposto, conclui-se que essas manifestações representam não só legado cultural, mas também práticas comuns de ancestralidade afro, valorizando assim, sua etnicidade, porém é necessário um envolvimento maior e conjunto entre os atores envolvidos, seja ele advindo da comunidade, da gestão pública ou até mesmo de instituições e parcerias não governamentais, tendo em vista que o turismo de base comunitária alimenta-se do envolvimento conjunto entre os atores sociais e não somente da comunidade envolvida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salete Gonçalves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Mestrado em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), especialização em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atualmente é Professora Assistente II do Departamento de Turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Estudos Turísticos (GET) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e do Grupo de Pesquisa OTIUM - Lazer, Brasil e América Latina - da Universidade Federal de Minas Gerais . Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: turistificação, território e lazer.

Downloads

Publicado

2017-03-04

Como Citar

Sousa, M. V. S., & Gonçalves, S. (2017). TURISMO E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO SOBRADO/RN – BRASIL. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 3(2), p.129–148. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/521

Seção

Artigos Originais