JOGO TEATRAL: O “CLOWNEAR” COMO POSSIBILIDADE DE EXPERIÊNCIA DE ÓCIO NA VELHICE

Autores

  • Kleber José dos Santos
  • Gillian Grace Owen Moreira Universidade de Aveiro (UA)
  • José Clerton de Oliveira Martins Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Palavras-chave:

Velhice, Ócio, Jogo Teatral, Clown.

Resumo

Na contemporaneidade, quando vivemos o fenômeno da longevidade, refletir sobre velhice e vida com qualidade é, de certo modo, “refletir sobre uma população que deve encontrar uma forma de realização no ócio, ou, em todo caso, sobre um tempo que é socialmente considerado como tempo de ócio” (CUENCA, 2009, p. 243). O artigo, ora proposto, visa apresentar parte de uma investigação empírica desenvolvida no âmbito dos Estudos Culturais – O “clownear” enquanto experiência lúdico-criativa potencializadora da vida na velhice – que teve como objetivo: verificar de que forma um processo de criação do clown aplicado com idosos pode possibilitar bem-estar e vida com qualidade. Nesta investigação o nosso desafio consistiu em criarmos um espaço/tempo de vivências prazerosas, satisfatórias e divertidas, voltado para a recriação de valores essenciais para uma velhice com qualidade, como a liberdade, a autonomia, a autoaceitação, a autoestima, o autoconhecimento, a autoexpressão e a autorealização, onde os componentes físico, mental, social e cultural abrangem todos os domínios de satisfação e de realização pessoal. Valores estes, que apontam para o ócio e para as reivindicações urgentes e próprias da velhice, tais como: a subjetividade, a interação social, a saúde, a eficácia cognitiva, o bem-estar e a satisfação com a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber José dos Santos

Doutor em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro (UA). Mestre em Artes Performativas pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC).

Gillian Grace Owen Moreira, Universidade de Aveiro (UA)

Doutora em Cultura. Professora Auxilidar da Universidade de Aveiro (UA).

José Clerton de Oliveira Martins, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Doutor em Psicologia. Professor Titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Downloads

Publicado

2017-11-20

Como Citar

Santos, K. J. dos, Moreira, G. G. O., & Martins, J. C. de O. (2017). JOGO TEATRAL: O “CLOWNEAR” COMO POSSIBILIDADE DE EXPERIÊNCIA DE ÓCIO NA VELHICE. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 4(1), p.104–120. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/538