O LAZER SOB A PERSPECTIVA DE PESSOAS IDOSAS: IMPORTÂNCIA, SIGNIFICADOS E VIVÊNCIAS

Autores

  • Gleice Aparecida Ferreira Membro do grupo de pesquisa Otium: Lazer, Brasil e América Latina.

Palavras-chave:

Lazer, Idosos, Experiências de lazer, Espaços de lazer

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivos analisar o que é considerado “lazer” por pessoas idosas brasileiras, investigar quais vivências são mais praticadas, compreender os sentidos e significados dessas experiências e identificar a percepção desses sujeitos quanto aos espaços de lazer no município de Nova Lima, em Minas Gerais, Brasil. Para tanto, participaram da pesquisa 14 idosos (homens e mulheres), com idade acima de 60 anos, residentes no município investigado. Como estratégia para a coleta de informações, optou-se por realizar entrevista estruturada com oito perguntas, cujas respostas foram sistematizadas pela análise de conteúdo. Em geral, os resultados mostram que o lazer tem significado e importância para esses sujeitos principalmente quando relacionado à saúde e cuidados com o corpo. As vivências mais praticadas estão relacionadas aos interesses físicos: caminhada e hidroginástica. Em relação à percepção dos idosos sobre os espaços e equipamentos de lazer em Nova Lima, percebe-se que há muitas opções que oportunizam a prática de vivências. No entanto, alguns problemas, como a falta de manutenção das academias de ginástica ao ar livre e dos equipamentos gratuitos, são mencionados pelos participantes e podem afetar a continuidade da prática de atividades de lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleice Aparecida Ferreira, Membro do grupo de pesquisa Otium: Lazer, Brasil e América Latina.

Licenciada em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional/Universidade Federal de Minas Gerais. Na graduação fui monitora da disciplina Educação Física e Lazer. Sou membro do grupo de pesquisa Otium: Lazer, Brasil e América Latina.

Downloads

Publicado

2017-11-20

Como Citar

Ferreira, G. A. (2017). O LAZER SOB A PERSPECTIVA DE PESSOAS IDOSAS: IMPORTÂNCIA, SIGNIFICADOS E VIVÊNCIAS. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 4(1), p.70–87. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/546