“MINHA CASA, MINHA VIDA... MEU LAZER”: REFLEXÃO SOBRE O LAZER EM UM EMPREENDIMENTO HABITACIONAL POPULAR URBANO

Autores

  • Shaiane Vargas da Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ/UFPI.
  • Maria dos Remédios Andrade Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ/UFPI.

Palavras-chave:

Lazer, Políticas públicas, Habitação.

Resumo

O estudo sobre o empreendimento habitacional Residencial Colina da Alvorada I, localizado na cidade de Parnaíba/Piauí, teve o objetivo de investigar os hábitos de lazer da população residente, a qualidade do espaço urbano e a percepção da importância do lazer na vida dessas pessoas. A área habitacional foi financiada pelo Programa Federal “Minha Casa, Minha Vida” e, apesar da conclusão da obra em 2015, até o momento não dispõe de nenhum espaço ou equipamento formal de lazer. Na conclusão parcial do estudo foi analisada uma amostra de 25% das famílias residentes no local, mediante a entrevista com 141 moradores de residências diferentes, que informaram seus hábitos de lazer, a frequência e locais preferidos; o entendimento pessoal do significado de lazer; os principais aspectos que dificultam o seu lazer; a avaliação dos espaços de lazer em seu bairro e as sugestões para melhoria. “Minha Casa, Minha Vida...Meu Lazer” é um estudo que revela a necessidade da coleta de dados centrados na pessoa e na sua casa, pois de acordo com as conclusões da pesquisa a moradia representa o local predominante (41,1%) dentre os espaços de lazer da população de baixa renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shaiane Vargas da Silveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ/UFPI.

Professora Adjunto do Curso de Turismo da Universidade Federal do Piauí/UFPI, Campus Ministro Reis Velloso. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Coletivo Nordestino de Atenção ao Tempo Livre e Lazer - CONTEMPLAR. Membro da Asociación Iberoamericana de Estudios de Ocio - RED OTIUM. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer - ANPEL.

Maria dos Remédios Andrade Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ/UFPI.

Discente do curso de Turismo, Universidade Federal do Piauí, Parnaíba, Piauí, Brasil. Bolsista voluntária ICV/UFPI/2016.

Downloads

Publicado

2017-11-20

Como Citar

Silveira, S. V. da, & Pereira, M. dos R. A. (2017). “MINHA CASA, MINHA VIDA. MEU LAZER”: REFLEXÃO SOBRE O LAZER EM UM EMPREENDIMENTO HABITACIONAL POPULAR URBANO. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 4(1), p.121–139. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/555