AS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL E SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO PARA O LAZER

Autores

  • Olívia Cristina Ferreira Ribeiro Faculdade de Educação Física - Unicamp
  • Gabriel da Costa Spolaor Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestrando no curso de Pós-graduação em Educação Física, FEF/Unicamp.
  • Elaine Prodócimo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Livre docente no curso de graduação e Pós-graduação em Educação Física, FEF/Unicamp, Coordenadora do Grupo de Estudos Escolar e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Violências GEPEVs.

Palavras-chave:

Lazer, Educação, Escolas de Tempo Integral

Resumo

O Plano Nacional de Educação (PNE) determina que até o ano de 2024, pelo menos 50% das escolas brasileiras devem atuar em jornada completa. Na busca de atender o determinado no referido plano, têm crescido o número das chamadas Escolas de Tempo Integral (ETIs). Uma ETI, quando bem planejada, pode contribuir na educação para o lazer, uma vez que, ao estender a jornada, oferece mais tempo e espaços para a iniciação nos diversos conteúdos culturais do lazer junto aos alunos. Assim, o objetivo do presente ensaio foi discutir a relação entre as ETIs e o lazer, mais especificamente entre as ETIs e a Educação para o Lazer.

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Biografia do Autor

Olívia Cristina Ferreira Ribeiro, Faculdade de Educação Física - Unicamp

Docente na graduação em Educação Física, responsável pelas disciplinas ligadas ao lazer. Departamento de Educação Física e Humanidades. Faculdade de Educação Física (FEF), Universidade Estadual de Campinas, SP.

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Publicado

2018-03-02

Como Citar

Ferreira Ribeiro, O. C., Spolaor, G. da C., & Prodócimo, E. (2018). AS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL E SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO PARA O LAZER. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 4(2), p.152–164. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/556