PLANEJAMENTO E METODOLOGIAS CONSTRUTIVAS DOS EQUIPAMENTOS DE LAZER

Autores

  • Fernando Telles Ribeiro NUTAU – Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Planejamento - USP São Paulo, SP, Brasil

Palavras-chave:

Construção, Planejamento, Metodologia.

Resumo

As publicações brasileiras disponíveis sobre projetos e construções destinadas à prática esportiva, educação física e lazer não fazem referência à fase de planejamento que deve preceder às etapas do projeto e da construção. Como consequência, grande parte das instalações construídas em nosso país atende de forma parcial – e muitas vezes precária – aos fins para as quais foram idealizadas. A razão clara reside justamente na ausência de planejamento metódico e racional, com base em princípios de comprovada eficácia adotados em centros mais avançados. O aprofundamento e disseminação dessa área de conhecimento, bem como os conceitos aqui apresentados, ensejam que as pessoas envolvidas no processo e concepção de instalações destinadas ao esporte, educação física e lazer conscientizem-se da importância da interação de conhecimentos multidisciplinares no planejamento, no projeto e na construção de instalações funcionais e sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Telles Ribeiro, NUTAU – Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Planejamento - USP São Paulo, SP, Brasil

Bacharel em Educação Física, Engenheiro Civil, Doutor Honoris Causa pela University of East London. Consultor em Planejamento e Projeto de Instalações Esportivas, NUTAU/USP - Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo-SP. Diretor em Saltos Ornamentais do Esporte Clube Pinheiros, Vice-Presidente para a América Latina da AlADyR, Associación Internacional de Administración de Infraestroctnras Deportivas y Recreativas, Membro da IAKS, International Association for Planning of Sport and Leisure Facilities, Colonia, Alemanha. Campeão Sulamericano de Saltos Ornamentais (1958, 1960, 1962, 1968). Participante nos Jogos Olímpicos de Melbourne, Austrália (1956) e Roma, Itália (1960). Campeão Mundial de Masters, Portland, EUA, 1998 e em Rimini, Itália, 2012. Autor de artigos e capítulos de livros sobre equipamentos e instalações desportivas e recreativas, e do livro “Novos espaços para Esporte e Lazer: planejamento e gestão de instalações para esportes, educação física, atividades físicas e lazer”, Editora Ícone, 2011.

Downloads

Publicado

2017-11-20

Como Citar

Ribeiro, F. T. (2017). PLANEJAMENTO E METODOLOGIAS CONSTRUTIVAS DOS EQUIPAMENTOS DE LAZER. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 4(1), p.21–42. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/562