BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: [IN]VISIBILIDADES ACADÊMICAS

Autores

  • Frankson Santiago Reis Instituto de Ensino Darwin
  • Patrícia do Socorro Chaves de Araújo Faculdade de Educação Física da Universidade do Estado do Pará
  • Tadeu João Ribeiro Baptista Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Brinquedoteca universitária, Formação de professores, Práticas pedagógicas.

Resumo

Este estudo buscou compreender quais contribuições a brinquedoteca universitária oferece enquanto espaço de formação de professores. Para tanto, questiona-se sobre qual é a percepção dos alunos dos cursos de Licenciatura da Estácio-FCAT a respeito da brinquedoteca, para a formação docente. Os procedimentos metodológicos da investigação caracterizam-se por uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório. Para coleta dos dados foi usado um questionário, aplicado a 46 alunos dos cursos de Licenciatura de Pedagogia, História e Ciências Biológicas da Faculdade Estácio-FCAT. Os resultados encontrados foram analisados segundo o método interpretativo da análise de conteúdo. A fala dos sujeitos revelou disparidades no que diz respeito à percepção do espaço da Brinquedoteca Universitária enquanto espaço de formação de professores, pois, para parte dos sujeitos, ela não contribuiu em sua formação acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frankson Santiago Reis, Instituto de Ensino Darwin

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Estácio de Sá/Faculdade de Castanhal (Estácio-FCAT)

Professor do Ensino Fundamental I no Instituto de Ensino Darwin

Patrícia do Socorro Chaves de Araújo, Faculdade de Educação Física da Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará

Graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia

Mestrado em Motricidade Humana pela Universidade do Estado do Pará

Doutorado em Pedagogia da Educação Física - Universidade Católica

Professora Assistente IV da Universidade do Estado do Pará.

Técnica da Equipe Pedagógica do Núcleo de Esporte e Lazer do Estado do Pará (NEL / SEDUC).

Participante do Grupo de Estudos em Lazer (GEL) da Universidade Estadual de Maringá.

Coordenadora da Especialização em Lazer - Universidade do Estado do Pará.

Tadeu João Ribeiro Baptista, Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás

Licenciatura em Educação Física  - ESEFEGO

Especialista em Planejamento Educacional  - ASOEC

Especialista em Treinamento Esportivo - ESEFEGO

Mestre em Educação Brasileira - FE/UFG

Doutor em Educação - FE/UFG

Professor da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD/UFG)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFG)

Downloads

Publicado

2018-04-28

Como Citar

Reis, F. S., Araújo, P. do S. C. de, & Baptista, T. J. R. (2018). BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: [IN]VISIBILIDADES ACADÊMICAS. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 4(3), p.96–115. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/567